Colin the Cleaner foi um jogo lançado em 1987 por Harry S. Price através da inconstante Tynesoft. O jogo sofria de alguns problemas, nomeadamente alguma (muita) lentidão, devido à velocidade com que foi desenvolvido, assim como alguns bugs. Mas o jogo também tinha algumas ideias, tanto que o seu autor resolveu em boa hora melhorá-lo.
Experimentámos ambas as verões (a de 1987 e a de 2024). Aliás, terminámos mesmo a versão de 2024, e de facto as melhorias são imensas, beneficiando em muito a jogabilidade de Colin the Cleaner. Algo se manteve, o baixo nível de dificuldade. Mas tendo em conta que a maioria do público-alvo do ZX Spectrum anda pelos quarenta / cinquenta anos, de forma alguma isso é limitativo.
A primeira das melhorias foi a própria velocidade do jogo. Assim, esta nova versão foi inteiramente desenvolvida em Código Máquina, aumentando muito a rapidez com que o nosso personagem se desloca. Por vezes até rápido demais, levando-o para pontos onde não queremos, sempre com consequências fatais.
De fora também ficaram os bugs, pelo menos que se tivessem detectado, assim como a música original, que Harry detestava, no entanto, em alternativa, foram acrescentados os high scores. De facto, o jogo encontra-se agora muito mais fluído, convidando a levar-se os 15 níveis até ao fim.
E a ideia de Colin the Cleaner até é muito simples, apenas temos que apanhar os objectos em cada ecrã, dispersos ao longo de várias plataformas. Quando apanharmos o último, surge o ícone com a saída, que nos leva ao nível seguinte. Mas tem uma nuance, não podemos, de forma alguma, descer as plataformas, a não ser através das escadas, doutra forma perde-se uma vida. Assim, antes de nos metermos a toda a mecha (e a expressão é mesmo essa, dada a rapidez do jogo) à cata dos objectos, convém ponderarmos o caminho que vamos fazer, doutra forma corremos o risco de ficarmos bloqueados num qualquer ponto, sem possibilidade de escapar, a não ser perdendo uma vida. Mas também não convém demasiada ponderação, pois corremos contra o relógio, embora o tempo disponível até seja bem generoso.
Convidamo-vos então a virem experimentar este jogo. É sem dúvida divertido e mesmo terminando-se num ápice, vai fazer-vos passar uns bons momentos. Para isso basta aqui virem, é totalmente gratuito, e embora ainda seja uma versão Beta, aguardando o autor do jogo por mais sugestões da comunidade, já deverá estar muito próximo da versão final. Além disso, deixem-lhe uma palavra de apoio, pois é a melhor forma de demonstrar gratidão pelo seu trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário