domingo, 8 de fevereiro de 2026

JND: Micromania (P&B) - 052


Nesta edição da Micromania, de 16 de abril de 1989, é feita uma retrospectiva de um ano da rubrica (nascida a 17 de abril de 1988). João Cruz, o responsável pelo espaço, aborda, e bem, a importância da Micromania como palco de colaboração dos leitores, algo que estava ausente nas publicações do norte de Portugal. Eu diria mais: a alma da Micromania foi sempre alimentada por contribuições dos leitores, particularmente no distrito do Porto (e vizinhos).

Curiosamente, olhando para trás, esta edição praticamente faz 37 anos, e o tempo já passado é imenso. Da minha parte, a Micromania foi uma das sementes que me fizeram interessar por videojogos, e, consequentemente, por computadores (começando no ZX Spectrum, obviamente) e programação, o que viria marcar a minha carreira e a minha vida futura.

A digitalização de Miguel Brandão encontra-se aqui.

2 comentários:

  1. Vota Eu Para Presidente da Junta8/2/26 14:41

    Estás longe de ser o único. Certamente que boa parte da "geração Spectrum" (ou será "geração Timex" ?!), aqueles de nós de cresceram a dar os primeiros passos com o primeiro micro-computador "grande público", a brincar com os jogos mas também com o BASIC (e os mais cromos, já com o código-máquina :-) ), viria a enquadrar por sua vez poucos anos depois os primeiros cursos superiores de Informática nas universidades em Portugal. É uma evolução natural.

    Por essa altura já era mais os 16-bits e os PCs, mas o "bichinho", para muitos desses futuros Engenheiros de Informática e áreas relacionadas, já vinha de trás.

    ResponderEliminar
  2. Vota Eu Para Presidente da Junta8/2/26 14:45

    E já agora - OBRIGADO por mais este suplemento, que sem dúvida também muitos dos tais miúdos que mencionei acima liam, à força de obrigar os pais a comprar os respectivos jornais para o efeito! :)))

    ResponderEliminar