domingo, 21 de julho de 2019

B1n4ry!


Nome: B1n4ry!
Editora: NA
Autor:  4z1m0v
Ano de lançamento: 2019
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Está mais que provado que um jogo não necessita de ser programado em código máquina, ou num qualquer motor tipo AGD, nem sequer ter gráficos esplendorosos ou uma melodia e efeitos sonoros fenomenais para cativar o interesse. Também um jogo simples, programado em Basic, pode constituir um bom desafio, apenas sendo preciso uma boa ideia e que o jogo esteja bem implementado.

Tudo o acima descrito define B1n4ry!, um puzzle com cabeça, tronco e membros, que consegue prender a nossa atenção, pelo menos até terminarmos os sete níveis que o constituem. Sim, não são muitos níveis, mas se tivermos em conta que o jogo foi criado em meia dúzia de dias (ou menos), para fazer parte de uma divertida competição em Basic, apenas pelo prazer de se poder mostrar aquilo que é possível fazer nessa linguagem de programação, então o resultado é excelente.



E qual a ideia por trás de B1n4ry!? Muito simples, apenas juntar dois amantes, um roxo e outro azul, no coração que se encontra no topo do ecrã. Parece fácil, mas isso está longe da realidade. Primeiro porque quando movimentamos um dos amantes, o outro movimenta-se, mas numa direcção inversa (quando o movimento é horizontal). Quer isso dizer que ao movermos o personagem da esquerda, ao mesmo tempo vamos movimentando também o da direita. Se um se move para a esquerda, o outro move-se necessariamente para a direita, a não ser que tenha uma parede à frente. Aliás, entalar o personagem que não queremos controlar numa parede é meio caminho andado para conseguir depois juntar os dois no topo.

Por outro lado, existem obstáculos, desde a aranha, fatal ao toque (e atenção que apenas temos uma vida), às teias de aranha que fazem perder tempo precioso. Pois, o tempo é o principal inimigo, já que é muito curto, e, se não conseguirmos juntar os dois amantes antes do relógio chegar a zero, o jogo termina.

Também já o referimos, a implementação é muito boa, com um grau de dificuldade ajustado, e com uma movimentação muito suave dos sprites, quase não parecendo que estamos perante um programa criado em Basic. Vê-se que 4z1m0v domina sem dúvida o Basic (coisa que já sabíamos), mas acima de tudo sabe criar um jogo.

Todos os jogos que vão entrar na competição estarão aqui disponíveis gratuitamente para serem descarregados.

3 comentários:

  1. Muchas gracias por la review! Estoy totalmente de acuerdo con ella, has pillado perfectamente el concepto de este juego y del propio concurso Bytemaniacos: demostrar la jugabilidad del basic puro de Zx Spectrum. Un abrazo!

    ResponderEliminar
  2. Enhorabuena Azimov, me encantan los gráficos y es muy divertido mover a los 2 personajes, un reto muy adictivo! *AsteroideZX.

    ResponderEliminar