quinta-feira, 4 de julho de 2019

Cosmito en Imperio Cobra


Nome: Cosmito en Imperio Cobra
Editora: NA
Autor: AsteroideZX e EquinoxeZX
Ano de lançamento: 2019
Género: Aventura Gráfica
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Tal como prometido por AsteroideZX, foi lançado hoje o seu novo jogo, juntamente com mais material do seu excelente curso de Basic, que desde já recomendamos. E é uma agradável surpresa, mostrando aquilo que se consegue fazer com alguns conhecimentos dessa linguagem (Basic), mas também com dotes para as belas artes. As gravuras que aparecem ao longo desta pequena aventura gráfica são realmente muito apelativas.

Desde já fica também um aviso: é necessário dominar-se o castelhano, uma vez que o jogo baseia-se em charadas, as quais temos que responder acertadamente, doutra forma o Imperador Cobra vence-nos. E assim que o jogo é carregado, surge a primeira delas, mas com um pouco de atenção ao texto (e alguma dose de paciência), lá se consegue avançar.


Ultrapassada esta primeira dificuldade, aparece então um mapa com as vários regiões do Império Cobra. Um deles, precisamente o reino com o seu nome, apenas poderemos ir após ultrapassarmos os restantes três, Hyrga, Rythya e Vendha. Se experimentarmos ir primeiro ao reino do Imperador do mal, imediatamente nos arrependeremos. Claro que sabemos que é inevitável que o façam, nem que seja para testar todas as opções do jogo (tal como nós o fizemos)...

Seleccionando um dos três outros mundos, entramos directamente num conjunto de charadas que teremos que responder acertadamente para conseguirmos obter os quatro elementos que permitem matar o Imperador. Esses encontram-se no canto superior direito (no ecrã acima já temos três deles), e só após todos obtidos, poderemos ir então a Cobra. No entanto, se fizermos as opções erradas, Cobra vence-nos inapelavelmente.

Por outro lado, se conseguirmos reunir todos os elementos, então poderemos esperar uma mensagem bem mais simpática. Não vamos ser spoilers, deixamos apenas um pequeno aperitivo ao lado. O que podemos dizer é que depois desta imagem surge então a verdadeira recompensa, à boa maneira de nuestros hermanos. Se não sabem do que falamos, lembrem-se de Game Over, Turbo Girl, Sabrina, entre outros. Já estão a perceber onde queremos chegar, não é?

Assim,e tal como referimos inicialmente, é fundamental ser fluente em  castelhano. Apenas se colocarmos o texto correcto, o jogo avança. Por exemplo, e olhando para o ecrã seguinte, para podermos avançar para um dos destinos, teremos que digitar exactamente "Al Pueblo" ou "Al Sendero", apenas "Pueblo" ou "Sendero" não permite desbloquear as opções. Claro que estando o jogo escrito em Basic, seria complicado solucionar esta questão, que passaria sempre por contemplar 1.001 opções de escrita, tornado a listagem fastidiosa e o jogo lento.


AsteroideZX e EquinoxeZX fizeram então aqui um belíssimo trabalho. Juntando imagens gráficas e cenários de cortar a respiração, a um conjunto de perguntas e respostas inteligentes, conseguiram criar um ambiente perfeito para uma aventura gráfica que custa a acreditar que tenha sido feita em Basic. Um pouco na linha do que programadores como Rafa Lome (da Trilogia El Chatarrero Galáctico) ou IvanBasic (de Brain 8) têm feito. E dizem que o Basic é uma linguagem morta? Nada mais errado...

Quem quiser descarregar Cosmito en Imperio Cobra poderá aqui fazê-lo. Independentemente de dominar ou não a língua de origem deste jogo, deverá experimentá-lo, nem que seja para ver o que um pouco de engenho consegue fazer. Os programadores estão de parabéns, pois o trabalho é realmente brilhante e apelativo, tendo-se dado ao trabalho até de criarem uma capa para a cassete, para aqueles que gostam de ter os programas em versão física.

7 comentários:

  1. OH, gracias por este análisis tan completo del juego! Se nota que ha sido bien explorado para hacer esta review, obrigado! :-D La mecánica de juego es Basic, aunque ha sido necesario algún recurso más allá... para incluir pantallas de generación instantánea. Ha sido creado para enseñar algunas cosas del Spectrum en el curso de Basic AsteroideZX (que soy yo jeje). Un abrazo !!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/7/19 20:02

    Fantástico trabajo!!! Ahora a disfrutarlo jugando!!

    ResponderEliminar
  3. El "profe" se nos ha descubierto como un gran grafista y músico! Tiene mucho sentido del humor y te hace querer ver un poco más. Ánimo a los que juguéis porque la recompensa merece mucho la pena! Muy buena review André!

    O "professor" nos foi descoberto como um grande artista gráfico e músico! Ele tem um grande senso de humor e faz você querer ver um pouco mais. Coragem para quem joga porque a recompensa vale a pena! Muito boa revisão André!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahaha, a recopensa foi uma autêntica surpresa. E valeu muito a pena. Obrigado amigo, testaste muito bem o jogo :)

      Eliminar
  4. Gran juego, divertido y bien hecho.

    ResponderEliminar