quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Knights & Demons 2


Nome: Knights & Demons 2
Editora: Kabuto Factory
Autor: Baron Ashler
Ano de lançamento: 2019
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Tal como tínhamos prometido, tivemos agora oportunidade de chegar ao fim de Knights & Demons 2 e preparar uma análise completa. Knights & Demons 2 é o segundo jogo de Baron Ashler para a competição BASIC 2020, e com uma temática completamente diferente de Future Race, mas rapidamente se identifica o dedo de Manuel Gomez, responsável pela programação e gráficos.

Passaram-se já seis anos deste o primeiro episódio da saga (Knights & Demons e Knigts & Demons DX - 2013). Na altura os cavaleiros (solteiros???) de  Bakelor libertaram o mundo de Garnick das hordas demoníacas de Averno. Foram seis anos de paz e felicidade, mas que são novamente ameaçadas pelo desejo de vingança dos demónios. Abrigados na escuridão da noite, infiltraram-se nas masmorras do castelo de Garnick, apropriando-se de todas as armas. Cabe agora a nós, que já tínhamos comandado as tropas na batalha anterior, a missão de recuperar as armas e expulsar, de uma vez por todas, os demónios.


O nosso objectivo é então apenas um: no labiríntico castelo, encontrar as seis armas que por lá se encontram espalhadas. De cada vez que encontramos uma, acende-se o respectivo ícone no marcador "Weapon". As salas do castelo têm apenas quatro ou cinco configurações diferentes, e rapidamente descobrimos a melhor forma de passar cada uma delas, pois os demónios deslocam-se em padrões regulares, rapidamente memorizáveis, permitindo ponderar o caminho a fazer. Além disso, temos a possibilidade de ver o mapa do castelo, indicando o local onde as armas se encontram, mas também onde existe comida que permita restaurar os nossos níveis energéticos. Encontrámos aqui um possível bug, pois em alguns locais assinalados no mapa como tendo comida, essa não existe, e num caso, apesar da comida não estar visível, passámos por um ponto que restaurou a energia. Pequenos aspectos a rever, portanto.

Mas nem tudo são rosas, existem também alguns espinhos. A energia é dilapidada sempre que um demónio nos toca, mas também à medida que o tempo passa. Quer isso dizer que não podemos estar muito tempo pausados no mesmo local, sob o risco de esgotarmos a energia. Felizmente que quando estamos no modo de "mapa", o jogo fica em pausa, dando-nos tempo para respirar e delinear o melhor caminho.

Mas se por um lado temos no mapa a disposição das salas e a indicação dos locais onde se encontra a comida e as armas, não sabemos antecipadamente a ligação entre as salas. Quer isso dizer que o caminho a direito não será necessariamente o correcto, e por vezes teremos que fazer autênticas gincanas para se chegar aos pontos de interesse.

Mas o pior são os guardiões do castelo, demónios facilmente identificados com uma armadura e capacete azul, e que além de nos perseguirem e roubarem um pouco de energia, roubam também uma das armas que apanhámos. Autênticas pestes, portanto...


Apesar de programado em Basic (compilado), Knight & Demons 2 é muito fluído, fazendo lembrar B1n4ry!, outro dos projectos a concurso. Aliás, uma das vantagem de ser em Basic, é que conseguimos evitar muitos inimigos naqueles breves micro-segundos que demoram a fazer o movimento. No fundo aquilo que já acontecia com os jogos da saga de Max Pickles.

Os gráficos, na linha de Future Race, são bastante atractivos, com painéis laterais estáticos muito coloridos e a acção a desenvolver-se na parte central. Quanto ao som, apenas o básico, como se esperaria. A única pecha é que assim que terminamos o desafio, pouco incentivo temos para o que repetir, pois existe um único cenário.

Quem se arriscar então por estes labirintos não irá dar o tempo perdido. Julgamos que ao final de uma ou duas horas conseguirão terminar o jogo, ficando na memória uma experiência bastante gratificante, sendo Knights & Demons 2 seguramente um dos pretendentes à vitória final no concurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário