domingo, 8 de dezembro de 2019

Rescaldo do workshop "Preservação de MIA"


Aceitei o repto do João Diogo Ramos e durante um dia inteiro, no Museu da Pedra em Cantanhede, dedicámo-nos à preservação e recuperação de MIA’s (“Missing in Action”), isto é software que ainda não esteja devidamente preservado e disponibilizado pela comunidade. Este é sempre um tema polémico, algumas pessoas não percebendo porque é que se considera um programa como MIA se o têm em suas casas numa cassete. Pois, mas isso não serve de nada, se não estiver convertido digitalmente, e ao mesmo tempo disponível pela comunidade, de pouco vale.

Isto mesmo aconteceu com uma das cassetes que tinha um programa MIA que tentámos recuperar. A fita, devido à idade, prendeu no leitor de cassetes, e partiu. O programa que lá estava, Biblioteca, dificilmente será agora recuperado, pelo menos dessa cassete, embora o João já a tenha conseguido "colar". Veremos como fica...

Mas esse foi o único percalço, pois no meio de cerca de 500 cassetes (nem 10% deveremos ter conseguido ver), pelo menos 20 MIA’s já foram recuperados, incluindo um jogo português desconhecido: Catota.

Catota, tal como o nome já dava a entender, leva para a marotice, tal como muitos jogos da época feitos pelos programadores nacionais. Mais não diremos, ficará a surpresa para quando estiver disponibilizado no blogue.

A sessão terminou com uma entrevista (vídeo em cima), na qual se falou um pouco no trabalho desenvolvido por Planeta Sinclair, de como tudo começou, dos seus colaboradores, dos planos futuros, e ainda naquilo que mais se procura actualmente: Elifoot, Talismã (partes 3 e 4), Corrida de Caracóis, etc.

Fica assim para o registo mais um dia memorável na Capital do Spectrum, no qual o João até já desvendou alguns dos planos futuros.

Sem comentários:

Enviar um comentário