sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

The Order of Sleeping Dragon


Nome: The Order of Sleeping Dragon
Editora: NA
Autor: Drunken Fly
Ano de lançamento: 2019
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Durante séculos, a Ordem Misteriosa do Dragão Adormecido manteve seus segredos bem guardados. Mas os tempos difíceis chegaram, e chegou a hora dos segredos serem revelados. O herói da aventura é um simples garoto que vive numa aldeia no campo com o seu pai. Esta foi invadida por demónios e outros monstros malignos, que apareceram vindos de lugares desconhecidos, e os religiosos e outras figuras responsáveis pela segurança dos cidadãos, não estão a conseguir dar conta do recado. Cabe ao nosso pequeno herói, equipado apenas com uma espada ferrugenta, alguma comida e parcos conhecimentos no manejo das armas, salvar a aldeia. Irá conseguir?

É esta a história de um dos mais ambiciosos jogos a concurso no Yandex Retro Games Battle 2019. A história, e a própria mecânica de acção faz lembrar dois dos melhores RPG (role-playing game) que apareceram para o Spectrum, Los Amores de Brunilda e Wanderers, mas também Xelda. E se bem que não atinja o brilho dos dois primeiros, é justo dizer-se que não fez má figura, antes pelo contrário.

Tudo começa quando o nosso personagem é aconselhado pelo seu pai a tocar o sino que assinala perigo para a aldeia. Essa é a primeira das muitas tarefas que o nosso pequeno herói tem que levar a cabo, até desvendar todos os segredos da Ordem Misteriosa do Dragão Adormecido e matar Ululuk, num duelo que mete fogo no final, isso se lá conseguirmos chegar, até porque será essa a nossa vingança, dado que no decorrer da aventura damos com o nosso pai morto.


Não se pense também que uma espada enferrujada é o suficiente para enfrentar as bestas. Além disso, vemos muitas arcas que prometem estar recheadas de objectos úteis, mas não temos a chave para as abrir. Portanto, convém desde logo começar a explorar os cenários, não descurando os diálogos com os restantes cidadãos, que vão dando dicas úteis, ao mesmo tempo pedindo que cumpramos algumas tarefas, oferecendo objectos em troca, que mais tarde ou mais cedo terão a sua utilidade. É necessário muito cuidado nesta fase, pois se nos arriscamos a ir para locais pejados de demónios e outros animais malignos (é incrível a quantidade de diferentes inimigos que o seu autor colocou nesta aventura, que apenas roda em 128K, naturalmente), o mais certo é espalharmo-nos ao comprido.

Se encontrarmos o mosteiro (fica para Sul), vamos dar com o Monge. Este, além de nos proporcionar algum conforto para a barriga, ensina-nos na arte da guerra, e mais importante, concede-nos algumas fireballs, arma bastante mais eficaz que qualquer espada enferrujada. É necessário assim ir cumprindo as tarefas numa ordem pré-determinada, pois apenas deste modo vamos desenvolvendo as capacidades do nosso herói e munindo-o de armas e outros objectos fundamentais para ir eliminando os inimigos.

O pormenor depositado pelo autor neste jogo é tão grande, que além de ter feito uma versão bilingue (inglês e russo), seleccionada no menu inicial, contemplou uma imensidão de teclas, incluindo de atalho, para mais fácil lutarmos com os inimigos, e elementos que nos vão guiando ao longo da aventura, nomeadamente com a indicação das teclas a serem usadas. Pode-se até aceder a menus  que mostram os desafios que já foram cumpridos ou que estão em curso, os objectos que temos em nosso poder, a possibilidade de usarmos aqueles que são relevantes para o momento, entre outros pequenos mimos que vão fazer as delícias de qualquer jogador.


Naturalmente que The Order of Sleeping Dragon, e apesar de ter alguns elementos de arcada, como as lutas com as bestas (curiosamente a parte que menos gostámos na aventura), não será do agrado de todos. Não é jogo para se conseguir terminar numa hora ou duas. O elemento exploratório inicial é fundamental para se conseguir avançar, e daí até chegarmos ao confronto final, serão longas horas e muitas tarefas para serem cumpridas, e isto vai afastar aqueles que procuram um desafio mais imediato. Mas para quem gosta de aventuras, vai aqui estar nas suas sete quintas.

Qual a razão então porque achamos que não atinge o brilhantismo de Los Amores de  Brunilda ou Wanderers - Chained in the Dark, por exemplo. Bem, além dos elementos de arcada, que não são tanto do nosso agrado, falta-lhe uma pequena melodia, de preferência com tons medievais, a acompanhar o jogo. Os gráficos e cenários embora bastante razoáveis, talvez tivessem espaço para algumas melhorias, mas fundamentalmente a movimentação das personagens, que poderia ser um pouco mais fluída (e rápida).

Não fossem estes pequenos pormenores, estaria capaz de ombrear com as melhores aventuras do Spectrum. De qualquer forma, The Order of Sleeping Dragon é um excelente jogo, capaz de nos fazer perder muitas e muitas horas por estes cenários assombrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário