domingo, 29 de dezembro de 2019

Pre-Zu


Nome: Pre-Zu
Editora: NA
Autor: Vyacheslav Tretyak
Ano de lançamento: 2019
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Por vezes as ideias mais simples podem ser as melhores, e é precisamente o que acontece com Pre-Zu. Apesar de tecnicamente ser minimalista, se houvesse um prémio pelo jogo mais inovador na competição Yandex Retro Games Battle 2019, seria este o vencedor com grande margem de vantagem, e nem precisaria de ter história, como é aqui o caso. Além disso, é um desafio que tem a vantagem de ser o mais indicado para adultos, mas também para crianças.

O objectivo é muito simples: encarnamos a pele de vários animais (começamos apenas com um cão), e temos que ultrapassar vários obstáculos até encontrarmos o nosso alter-ego. Nessa altura teremos que colocar a personagem que estivermos a encarnar na mesma posição e local que o nosso "outro eu". Como se pode ver, mais simples não poderia ser.

Os primeiros níveis são apenas de aprendizagem, sendo até indicadas as teclas que podem ser usadas, nomeadamente as direccionais e de salto. São muitos os obstáculos que teremos que saltar, surgindo também pelo meio algumas armadilhas, como o piso que desaparece. Mas nada que nos impeça rapidamente de chegar a um ponto onde teremos que verdadeiramente começar a exercitar as células cinzentas.


Esse ponto chega quando surgem vários personagens em simultâneo e temos que usar as capacidades de cada uma para se conseguir ultrapassar os obstáculos. Essas personagens, que poderemos livremente ir encarnando, são o cão, gato, cavalo e elefante, e todas têm características diferentes. Nem todas têm o mesmo poder de salto e apenas uma flutua na água. Conhecer as suas características é fundamental para se conseguir chegar ao fim de cada nível, até porque teremos que usar devidamente as sua capacidades nas alturas apropriadas. E por vezes colocar algumas às cavalitas das outras.

Confessamos que ao início tudo nos pareceu um pouco estranho. Parecia um jogo demasiado infantil, os gráficos, exceptuando os animais, eram apenas blocos, mais parecendo os jogos de tabuleiros para as crianças. A ideia até poderá ter partido daí, ainda se devem recordar de uns quebra-cabeças que nos davam quando éramos ainda de tenra idade, nos quais tínhamos que encaixar as peças nos locais correctos (geralmente animais ou figuras geométricas), ajudando a desenvolver as nossas capacidades intelectuais. Tenha vindo daí a ideia, ou não, o facto é que o desafio é altamente estimulante, convidando-nos a ir até ao fim.


Pode-se também não gostar dos gráficos, mas foi opção do programador ser minimalista, tentando depois caprichar na música. Esse foi o aspecto que menos gostámos, é bastante repetitiva e parece desadequada do desafio proposto. Talvez fosse mais aconselhável uma melodia mais pausada, convidando a reflectir naquilo que se tem que fazer para chegarmos ao nosso "outro eu".

Pre-Zu também não é um jogo particularmente longo. Existe ainda muita memória para ser utilizada, e estamos com esperanças que o "Pre" no nome queira dizer que isto é apenas uma versão provisória e que o programador está a trabalhar em novos níveis (e de preferência mais difíceis). Terminámos o desafio em menos de 10 minutos, e a sensação com que ficámos é que soube a pouco. Queremos mais, queremos "Zu" sem o "Pre".

Sem comentários:

Enviar um comentário