segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Quest for Elements


Nome: Quest for Elements
Editora: NA
Autor: Anatoly Kuris
Ano de lançamento: 2019
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Em Quest for Elements, mais uma entrada na competição Yandex RetroGames Battle 2019, assumimos a pele de um astronauta, que aterrou num planeta distante, com o objectivo de recolher "Elementos da Vida". Esses elementos são absolutamente necessários para a sobrevivência da humanidade num futuro ainda distante. Teremos assim que nos deslocarmos desde o local onde pousámos a nave, até ao farol de energia (sempre para a direita), sendo que poderemos então regressar à Terra. O problema é que o planeta é hostil e qualquer contacto com a flora e fauna locais, é fatal para o nosso astronauta.

A missão inicia-se então no local onde aterrámos, e a nossa nave encontra-se à esquerda, bloqueando o caminho nessa direcção. A atmosfera é lúgubre, desde longo dando a perceber que este planeta não seria um bom local para se passar férias. Apesar dos gráficos não serem nada de especial, os cenários são interessantes, com um bom uso das cores (maioritariamente azul, dos fundos, branco e preto, tentando evitar eventuais problemas de atributos). Aliás, este foi mesmo o aspecto que mais gostámos no jogo, mais parecendo que estamos perante quadros (a moldura preta também dá essa sensação).


Vamos então para a direita, como as instruções o indicam, e cedo começamos a identificar os problemas que vamos encontrar ao longo da missão. Bolhas de ácido sulfuroso, presumimos, movem-se para cima e para baixo ao longo dos muitos lagos, que também terão que ser evitados. Além disso, criaturas rastejantes patrulham os cenários, e todas têm que ser evitadas, uma vez que não temos qualquer arma ao nosso dispor. E como se não fosse pouco, há que ter cuidado com as alturas, pois um salto de um ponto demasiado alto é também fatal.

O astronauta move-se com graciosidade, deixando um rasto de cada vez que salta. Mais um pormenor bem conseguido por parte do seu autor, que a este nível foi bastante cuidadoso. No entanto, parece-nos que o sistema de colisão não está devidamente afinado. Acontece frequentemente morremos estando ainda longe de algum objecto, sendo no mínimo um pouco estranho. Por outro lado, e apesar dos cenários atractivos, o jogo torna-se monótono ao final de alguns minutos, uma vez que os inimigos e obstáculos são sempre os mesmos, limitando-se o nosso astronauta a saltar e evitar as adversidades. Para finalizar, encontrámos também alguns bugs, por vezes o astronauta desaparece (talvez tenha ido para um planeta mais convidativo)

Em resumo, Quest for Elements é mais um típico jogo de plataformas, que apesar de cenários atractivos, torna-se um pouco saturante ao final de algum tempo. Também não é muito longo, e apesar do sistema de colisão não ser benevolente, antes pelo contrário, termina-se o desafio em cerca de 30 minutos. Indicado assim para apenas os apreciadores do género.

2 comentários:

  1. Happy 2020 to all the planet siclair team, a hug to all !!!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you!!! We wish you a great 2020 as well :)

      Eliminar