domingo, 9 de fevereiro de 2020

Galaxia 20


Nome: Galaxia 20
Editora: NA
Autor: AsteroideZX
Ano de lançamento: 2020
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Galaxia 20 é basicamente War Stars, mas com nova roupagem e com duas ou três nuances novas, fazendo parte do Curso de Basic de AsteroideZX (que não nos cansamos de elogiar). E embora os objectivos e o desenvolvimento do jogo sejam iguais, optámos à mesma pro fazer uma análise detalhada. Assim, em vez das aranhas da versão original (Arácnidos), ou dos ninjas de War Stars, temos agora que combater um enxame de abelhas gigantes. Hum... Talvez fosse melhor serem vespas, dado o contributo que as abelhas têm para a manutenção do equilíbrio do ecossistema do nosso Planeta. Mas adiante, sejam então abelhas gigantes...

As abelhas vão aparecendo no cimo do ecrã, e, se viram War Stars, sabem o que há a fazer: disparar. De cada vez que se dispara, se existir um insecto nessa fiada, é eliminado. No entanto, nas restantes continuam a aparecer e a descer. Se chegarem ao patamar do solo, é o final do jogo. É também necessário algum cuidado a disparar, pois enquanto a bala estiver em movimento, não se pode voltar a disparar. Precisão no gatilho é então fundamental para se avançar.


Uma das novidades é que o jogo tem um fim (se o terminarem irão ouvir a bonita melodia). Assim, a cada 1.000 pontos, é concedido um bónus de 100. Aos 2.000 pontos é-se galardoado com uma medalha. E ao fim de três medalhas, tem-se então direito à homenagem final. Mas não se pense que o exercício é fácil, pois as abelhas descem a uma velocidade diabólica, a maior parte das vezes mais rápidas que a nossa capacidade de reacção.

Outra das novidades importantes é que o jogo tem dois modos. Aliás, na realidade são dois jogos, um em Basic puro, necessariamente lento (se é que se pode dizer isto do jogo), outro em Basic compilado, acelerando e muito a acção. Aconselhamos a que se comece com a versão lenta.

E finalmente, a terceira e última mudança relevante: o visual do jogo. Agora já não se está perante o ecrã típico de uma Game & Watch, como em War Stars. O cenário é o de uma máquina de arcada, ao qual nem sequer falta o "insert coin" no início de cada jogo.

Assim, Galaxia 20 mostra aquilo que de bom se consegue fazer em Basic, e para isso, nada como termos um tutor como AsteroideZX.

Sem comentários:

Enviar um comentário