sábado, 15 de setembro de 2018

Night Stalker ZX


Nome: Night Stalker ZX
Editora: Amcgames
Autor: Aleisha Cuff
Ano de lançamento: 2018
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Aleisha Cuff está a especializar-se na conversão de antigos jogos para a Intellivision (Mattel). Depois de Astromash! ZX, surge agora mais um clássico para essa plataforma, Night Stalker. E apesar de na nossa opinião os jogos dessa consola serem demasiado arcaicos, Aleisha consegue trazer novos motivos de interesse, seja através de um interessante loading screen, seja através de toda a parafernália que o acompanha, nomeadamente um muito completo manual.


Em Night Stalker estamos permanentemente a correr, num corrida desenfreada para escapar aos nossos perseguidores. Estes são robôs implacáveis, que apesar de destrutíveis, de cada vez que um desaparece, logo aparece outro no seu lugar, mais inteligente e rápido. É um verdadeiro pesadelo e as nossas únicas defesas são dar corda aos sapatos e armas que vão aparecendo aleatoriamente no ecrã. Mas estas têm munições limitadas e quando as esgotamos, teremos que ir desarmados à procura de uma nova, arriscando-nos a encontros imediatos nada amigáveis.

A meio do cenário existe um bunker que serve de porto de abrigo quando a acção se torna demasiado frenética. No entanto é apenas um paliativo, pois mais tarde ou mais cedo teremos que ir à cata dos robôs perseguidores, que além disso vão aumentando em número à medida que vamos avançando de nível, isto é, à medida que os vamos eliminando, já que o cenário permanece sempre igual.


O jogo é uma corrida aos pontos, isto porque de cada vez que abatemos um dos perseguidores aumentamos, o nosso score. Os mais "estúpidos", como as aranhas e os morcegos, que apenas nos paralisam momentaneamente, poucos pontos valem. No entanto, os robôs mais inteligentes e rápidos já começam a aumentar enormemente o nosso pecúlio. E quando atingimos os 50.000 pontos, surge o pior de todos, o robô invisível, apenas detectado pelos seus tiros. Mas até lá chegarmos, teremos que penar muito...

Como conversão directa, a simpática Aleisha fez um trabalho muito meritório. Apetece-nos dizer que jogos originais fracos, quando feita uma conversão directa, raramente conseguem trazer novos motivos de interesse. Mas Night Stalker, tal como aconteceu com Roust, vai trazer novos fãs a este tipo de jogos. Claro que não há milagres, e um jogo apresentando apenas um cenário, não poderá ser uma obra-prima. Mas o que aqui temos é bastante divertido, em especial para quem gosta deste tipo de jogos.

Night Stalker é gratuito, é competente, é divertido, e nem que seja pela curiosidade, vale a pena descarregar. Poderão aqui fazê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário