sexta-feira, 27 de abril de 2018

Talismã recuperado (MIA)


E desta vez temos uma notícia bombástica: um dos jogos mais procurados pela comunidade portuguesa do Spectrum encontra-se finalmente preservado. E tudo graças ao Paulo Teixeira (do projeto Game Stage), que tinha uma cópia deste jogo e nos emprestou a cassete para que conseguíssemos converter para .tzx. O jogo é o Talismã e foi honras de notícia na imprensa nacional da época. Em baixo podem ver o artigo que saiu no jornal A Capital a 18 de Abril de 1987.


Este processo de recuperação não foi nada fácil, foram muitas horas para se conseguir arranjar uma cópia legível do lado B da cassete, que tem a segunda parte do jogo. Isto porque apenas se consegue carregar depois de terminarmos a primeira parte, dificultando a tarefa de preservação. Mas como temos na equipa um especialista da programação, o Filipe Veiga, conseguimos através de um loader criado por este, ver a segunda parte desta aventura.

Obviamente que ainda não tivemos oportunidade de explorar devidamente o jogo. À primeira vista parece-nos que os desafios são bastante exigentes. A inexistência de manual de instruções (se é que alguma vez existiu um para Talismã), não facilita a tarefa. Mas temos também o nosso especialista das aventuras de texto, o Pedro Pimenta, que vai fazer os possíveis para desvendar os mistérios desta aventura e conseguir fazer uma review completa, aqui ou na revista Espectro.


A má notícia é que para já não podemos ainda disponibilizar Talismã. Estamos a tentar entrar em contacto com os autores para que seja dada a respectiva autorização. Até lá este jogo permanece apenas connosco, mas com a certeza que agora encontra-se devidamente preservado.

Mas não fiquem desiludidos, pois durante o mês de Maio vai haver muitas novidades (atenção que durante os primeiros quinze dias estaremos de férias, com menos possibilidade de colocar actualizações e novidades). Não só estamos confiantes que nos seja dada autorização para disponibilizar Talismã, mas também temos em nosso poder, já preservado, mais dois jogos portugueses há muito procurados (e dados como MIA), e com a perspectiva de arranjar mais uns tantos muito em breve. Estes iremos seguramente disponibilizar nos próximos tempos (com as reviews completas de algum deles na revista Espectro, também).

Por outro lado, o entusiasmo que os nossos leitores têm vindo a demonstrar pela preservação dos jogos ainda nos motiva mais nesta tarefa. Apenas para vos dar um exemplo, também ontem recebemos material enviado pelo nosso colega Jose Manuel, do El Trastero del Spectrum (link na barra lateral), projecto muito semelhante ao nosso. E o mais interessante é que nos enviou muito material nacional que iremos ver assim que regressarmos de férias. Desde já o nosso agradecimento especial aos nossos irmãos espanhóis e até breve.

2 comentários:

  1. Obrigado :)

    Agora vamos torcer para conseguir distribuir o jogo livremente pelo público.

    ResponderEliminar