terça-feira, 13 de agosto de 2019

Block Dude


Nome: Block Dude
Editora: NA
Autor: Dmitry Krapivin
Ano de lançamento: 2019
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K / TR-DOS
Número de jogadores: 1

Dmitry Krapivin deve ser o programador mais profícuo do Spectrum. Anualmente lança mais de uma dúzia de programas, maioritariamente pequenos quebra-cabeças, mas de vez em quando algo com mais substância. É o caso de Block Dude, pequeno jogo convertido de antigas calculadoras, mas que consegue ser cativante.

O objectivo é muito simples: controlamos um personagem que tem conseguir chegar à porta de saída, normalmente localizada num ponto superior, tendo apenas possibilidade de subir um patamar de cada vez, pelo que tem que ir movimentando os blocos por forma a conseguir ultrapassar os obstáculos com que se vai deparando. Os blocos podem ser recolocados em qualquer ponto desde que a ele se tenha acesso, mas há que o fazer com muita ponderação, doutra forma corre-se o risco de ficar bloqueado em algum ponto, sem possibilidade de se sair dessa situação. Nesse caso não existe outra solução que não passe por se reiniciar o nível.


O conceito é extremamente simples, muito ao jeito de Krapivin, e tal como habitualmente nesse autor, está bem implementado. Sempre que se completa um nível, é dada uma password, permitindo assim recomeçar-se o desafio sempre que se queira, sem necessidade de ter que voltar a passar por todos os níveis.

O grau de dificuldade também está ajustado, sendo os primeiros níveis muito fáceis e imediatos, mas a partir do sétimo já é necessário usar a massa cinzenta. Isto porque é necessário fazer-se muita ginástica, movimentando os blocos para trás e para a frente até finalmente se conseguir ter acesso à porta de saída. E atenção, pois nem sempre compensa tentar chegar aos pontos onde se encontram alguns dos blocos, mas isso apenas com a experiência se irá descobrir.

Continuamos com a mesma ideia relativamente a Krapivin, tem potencial para fazer muito mais do que estes simples mini-jogos, e por vezes perde tempo com desafios que não valem a pena. O que não é o caso de Block Dude, diga-se, pois este tem interesse suficiente para se levar até ao fim.

Block Dude pode aqui ser descarregado.

2 comentários:

  1. Ребята, вы хотите и ждете захватывающей аркады. Я не могу довести похожую игру, так как не готов к ней. Мне просто нравится программировать.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, I respect that, but really think you have the skills to create something bigger :)

      Eliminar