segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Space Journey


Nome: Space Journey
Editora: NA
Autor: Roman Cikryt
Ano de lançamento: 2020
Género: Shoot'emúp
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K

Confessamos que fomos apanhados completamente de surpresa com este lançamento. Não havíamos visto anunciado em lado algum, e mesmo nos fóruns do Leste, nunca tínhamos ouvido falar dele. Além disso, programador Roman Cikryt é-nos completamente desconhecido. Se este porventura for o seu primeiro jogo, então podermos dizer que tem futuro, ainda mais quando foi criado à boa maneira old school, isto é, sem recurso aos habituais motores tão em voga.

Old school é também o tema, pois estamos perante um simples, mas eficaz shoot'em'up, à boa maneira de Chronos. E os seus pontos fortes, a simplicidade, é também a sua fraqueza, pois sente-se a falta de objectivos intermédios, ou até mesmo power-ups diferentes daqueles que nos são concedidos durante o jogo. Podem-se apanhar alguns, tocando numa base amarela (estejam com atenção ao menu inicial), sendo primeiro concedido disparos na diagonal, e depois um disparo duplo, muito útil para o big boss final (ou perto do final), que necessita de um elevado número de disparos certeiros até se evaporar.


A velocidade da acção é bastante interessante. Aliás, chega a ser estonteante em alguns casos, quando aparecem inimigos pela frente com uma rapidez que os torna praticamente inalcançáveis aos nossos disparos, a não ser que consigamos antecipar o local onde vão surgir as vagas inimigas. Estas surgem sempre da mesma forma e nos mesmos locais, e não sendo o jogo particularmente longo (apenas dois big boss), rapidamente se consegue chegar ao final, ainda mais quando existe a possibilidade de auto-fire, pois as munições não são sequer limitadas, varrendo a nossa nave praticamente tudo o que aparece à frente.

Assim, estamos perante um jogo curtinho, mas bastante divertido. Claro que terminando-se rapidamente, não é expectável que a ele se retorne tão cedo, sentindo-se ainda a falta da indicação da pontuação que, sem dúvida, poderia aumentar os pontos de interesse de Space Journey. De qualquer forma, quem quiser dar apenas uns tiros de forma descontraída, sem ter que pensar muito, Space Journey é o exercício ideal, contribuindo ainda para o alívio do stress. 

Sem comentários:

Enviar um comentário