sexta-feira, 3 de junho de 2022

Tutorial do Concurso #15: Space Invader

Apresentamos hoje mais um pequeno jogo escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros. Hoje temos o clássico Space Invader.

O objectivo não foi fazer mais uma versão de Space Invaders. O mundo não tem necessidade de mais Space Invaders. O objectivo foi fazer uma homenagem à primeira consola de mão: SPACE INVADER - Hand-held Arcade Game (1980).

O ecrã deste jogo tinha leds vermelhos. Naqueles tempos usavam-se leds vermelhos e verdes. Como eles gastavam muita energia foram depois substituídos pelos cristais líquidos.

O ecrã desta consola tinha a incrível resolução de... 6x8! Cada led iluminava um desenho de uma nave, assim, o jogo ficava com melhor aspecto. Para melhorar os disparos, o programa de hoje tem mais resolução.

Quem quiser mais informação sobre esta consola pode pesquisar no YouTube: "Space Invader Entex". Exemplo aqui.

Este jogo fica demasiado lento em BASIC, por isso, deve ser jogado com uma velocidade de oito vezes a velocidade normal. No emulador Fuse o som só funciona bem até à velocidade X2. Aconselha-se a usar o Spectaculator ou o ZXSpin.

Se alguém quiser experimentar jogar sem as naves fantasma no écrans, pode alterar a linha 110 do seguinte modo:

De:    110 LET INKoff = 1

Para:  110 LET INKoff = 0

Este jogo tem alguns bugs. Quem se sentir com coragem, pode tentar corrigi-los. Convidamos os leitores a examinar as listagens e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los.

Para ler as 2 listagens é mais fácil aqui.

Para fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

Para jogar online (em velocidade lenta), clicar aqui.

Quem estiver interessado em participar no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário