sexta-feira, 28 de abril de 2023

Cursed Demons of Wallachia


Nome: Cursed Demons of Wallachia
Editora: Furillo Productions
Autor: IADVD & Molomazo
Ano de lançamento: 2023
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1
Memória:  48 K
Link para descarga: Aqui

Do diário do professor Abraham Van Helsing:

"Eu estou diante dos portões escuros do castelo do Conde Drácula, com a minha cruz de ouro na mão e a determinação no coração. A minha missão é encontrar e destruir todos os súcubos que infestam este lugar, antes que o Conde regresse da sua caçada noturna por novas vítimas.

Não tenho estacas, então terei que procurá-las por todo o castelo. Mas tenho a certeza de que posso encontrar tudo o que preciso para realizar minha tarefa. Com a minha cruz de ouro na mão, vou percorrer os corredores escuros e salas sinistras do castelo, enfrentando os demónios amaldiçoados que servem o seu Mestre.

Devo encontrar os caixões que abrigam os súcubos e espetar as estacas de madeira nos seus corações, para acabar com o reinado de terror. Os dentes de alho vão ajudar-me a manter o mal longe de mim. Também tenho que derrotar os demónios amaldiçoados que servem Drácula e percorrer todo o castelo.

Para escapar deste lugar, tenho que encontrar a ponte levadiça no local oposto àquele em que entrei e quebrar a maldição que me impede de escapar.

Só posso fugir depois de derrotar todos os súcubos, apanhar todos os dentes de alho e destruir todos os demónios.

Sei que a tarefa não será fácil, mas estou disposto a enfrentar qualquer perigo para cumprir a minha missão.

Devo ser astuto e corajoso, e não deixar que o medo me detenha. O tempo é curto, o Conde Drácula poderá voltar a qualquer momento, mas estou determinado a ter sucesso nesta perigosa aventura e deixar vivo este lugar."


É assim que começa este novo jogo da dupla IADVD & Molomazo, que tantos e tão bons jogos nos trouxeram. Desta vez deixaram de lado as aventuras, regressando aos seus primeiros tempos e ao género que os consolidou como sendo dos criadores de jogos mais interessantes do panorama do ZX Spectrum. Em cada novo trabalho, mesmo que seja um género mais standard, como acontece com Cursed Demons of Wallachia, inserem sempre elementos que os tornam mais atractivos e inovadores. Neste caso temos alguns bónus muito interessantes, como sejam os vários ecrãs finais (homenagem a Christopher Lee e Peter Cushing), consoante tenhamos ou não sucesso da missão, a fabulosa banda sonora, ultrapassando em muito o som típico do MK1 (que está longe das nossas preferências), os gráficos abismais, naquilo que começa já a ser imagem de marca da dupla programadora (vejam o pormenor do piscar das estrelas no céu da Valáquia ou a mudança das luzes dos candelabro), além da própria história acima relatada.

A missão também é muito imediata, embora longe de ser simples, pelo menos para quem joga sem batotas. Assim, o objectivo é eliminar os 18 súcubos que estão encerrados em caixões no castelo, apanhar os 18 dentes de alho e destruir os 87 demónios amaldiçoados. Estes assumem várias formas, algumas mais fáceis de eliminar que outras. E a forma de os eliminar é apenas uma: saltar sobre eles (um toque lateral também pode ter o mesmo efeito, e por vezes é mesmo necessário aplicá-lo, tal os locais por onde os demónios andam).


Depois de termos recolhido todos os objectos, espetado os caixões com os súcubos e eliminado todos os demónios, resta uma última tarefa: encontrar a ponte no ponto mais distante onde entrámos no castelo e sair.

Dito assim, parece uma missão fácil. Ainda mais quando começamos com 15 crucifixos (vidas) e temos possibilidade de apanhar mais umas tantas pelo caminho. O problema é que alguns demónios estão posicionados em locais estrategicamente complicados, e vai ser o cabo dos trabalhos para os conseguirmos atingir de forma satisfatória. Acresce a isso os próprios obstáculos do castelo, recheado de armadilhas mortais. Por vezes temos mesmo que saltar (ou cair) de um ecrã para outro, sem saber o que vamos encontrar do outro lado, inevitavelmente com resultados desastrosos. Mas podemos dizer que compensa todo o esforço, pois a jogabilidade é imensa, os cenários magníficos, convidando-nos sempre a explorar mais um pouco o castelo.

Quem gosta de jogos de plataformas, vai aqui estar nas suas sete quintas (antes isso, que nos quintos do Inferno, como parece ser este castelo e as suas personagens). Os outros, temos a certeza que não irão ficar desiludidos, pois Cursed Demons of Wallachia é viciante e uma excelente proposta para matar os tempos mortos (além dos súcubos). Ainda mais quando existe versão em Português...

Por fim, dentro de meia hora, o nosso amigo Javi Ortiz vai lançar um vídeo especial sobre o jogo. Podem vir aqui vê-lo.

5 comentários:

  1. Dear André, thanks for your kind words and specially for helping us to provide a wonderful Portuguese version. It is the first time we are able to do that (there was a Portuguese version of "Enigmatik", but technically it was the main menu only) and its people like you the ones that make things happen, always for good. Best regards and please we hope our fellow readers enjoy the game very much. Cheers!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. You welcome, my friend. Thanks for trusting me :)

      Eliminar
  2. Parabéns pelo trabalho a todos os envolvidos. Me espanta a fluidez da animação e a sensibilçidade do pulo ao toque. A jogabilidade é excelente.

    Em tempo: Rodou perfeitamente no meu TK 90X brasileiro!

    ResponderEliminar