sexta-feira, 29 de março de 2024

Cesare the Sonambule


A equipa do saudoso Moritz, a Moritz Team, está de volta. E que grande regresso, com um jogo completamente diferente daquilo a que estamos habituados da parte dessa equipa. Assim, ao invés de um shoot'em'up ou um platformer, temos uma aventura bastante mais adulta, à boa maneira de Nosy ou Nevermore. E vamos ser sinceros, agrada-nos mais este género, embora isto seja uma questão de gosto pessoal.

Cesare the Sonambule inspira-se no clássico Das Cabinet des Dr. Caligari. Numa nota aparte, quem nunca viu esta obra-prima, aconselhamo-lo a fazer, pois é realmente fabuloso e uma das melhores demonstrações daquilo que se fez de bom no cinema no início do século passado (a par de Dr. Mabuse ou Metropolis).

Assim, a feira chega à cidade e nós, no papel de Cesare The Somnambule, somos a grande grande atração. O ilustre Dr. Caligari controla a nossa vida, quer estejamos acordados, quer a dormir, e o nosso sonho é escapar desse pesadelo constante, quebrando a hipnose. Para isso temos que escapar do asilo onde o personagem maléfico nos encerrou. Mas não só temos que encontrar os objectos que permitem a fuga, como temos que nos manter acordado, doutra forma caímos na influência do Dr. Caligari.

Existem diversas tarefas a realizar, sendo a primeira conseguir escapar do asilo. Depois temos que encontrar o jornal e expor o Dr. Caligari às autoridades. Além disso, os cenários vão mudando, conforme as horas do dia (à noite tudo parece mais terrorífico, não é?). A única ajuda que temos está mesmo na nossa cabeça, pois os pensamentos vão surgindo na forma de diálogos, dando pistas muito importantes sobre as tarefas a realizar ou os objectos a procurar.

Para já ainda estamos apenas no começo, pois desconhecíamos por completo este lançamento, mas daquilo que para já vimos, parece-nos que estamos perante um vencedor e que será mesmo o melhor jogo desta equipa, que incluí Sebastian Braunert (aka MORITZ),Jorge Gonzalez (aka ZXjogv), Lobo, PiiiXL, Rich Hollins, Pedro Pimenta e Damien Guard. 

Os gráficos e cenários são divinais, o que não é de estranhar, pois Lobo é um artista muito conceituado. As músicas, bem conhecidas  do público que aprecia o género goth, também estão muito bem conseguidas, obra e graça do Rich e do Pedro. Vamos dar umas dicas: inclui versões dos The Cure (Lullaby), The Passions (do muito conhecido I'm in Love with a German Film Star) ou, imagine-se, dos grandiosos Bauhaus, apenas uma das melhores bandas de sempre (na nossa opinião) e que nos trouxeram clássicos como Bela Lugosi's Dead, The Passion of Lovers ou Mask.

No cômputo geral, e numa primeira abordagem, apreciámos bastante este trabalho, que iremos agora tentar acabar nos próximos dias (e apreciar devidamente todas as músicas). O jogo é gratuito, mas uma pequena contribuição é mais que justo para recompensar a equipa Moritz por este belíssimo trabalho. Para isso basta aqui virem.

Sem comentários:

Enviar um comentário