sexta-feira, 12 de julho de 2024

Jet Set Steamboat Willie (Darkside)

Depois de Jet Set Steamboat Willie, a dupla mais simpática do ZX Spectrum, Nate Sloan e o seu pai Dave Sloan, lançam a versão "Darkside" desse engraçado jogo. E como se esperaria de uma versão negra, a própria cassete tem cor a condizer, emparelhando muito bem com a versão standard. Na foto em cima poderão ver as duas versões, ambas com um aspecto muito bonito e com um grafismo espectacular, trazendo a capa à memória a famosa animação de 1928, que nos deu a conhecer Mickey e Minnie. E não se preocupem com eventuais direitos de autor, pois Steamboat Willie entrou no domínio público precisamente este ano.

aqui falámos da primeira versão do jogo. Estamos no campo dos jogos de plataformas puros, tendo Jet Set Steamboat Willie uma fluidez e uma jogabilidade dignas de registo. Apesar de também resgatar o personagem Willy e o universo de Matthew Smith, nem de perto, nem de longe, o grau de dificuldade se aproxima aos trabalhos do mítico programador dos anos 80. E felizmente, pois já já lá vai o tempo em que tínhamos tempo para 20 tentativas apenas para passar certo obstáculo ou inimigo, ou entrar numa espiral de mortes sucessivas, só porque caímos onde não devíamos. Não é de estranhar que seja um jogo relativamente fácil, ou não fosse a concepção da responsabilidade de Nate, representante da nova geração de jogadores. Já lá vai o tempo dos Manic Miners, Abu Simbel Profanations, e outros que tais...

As diferenças da versão "Darkside" para a original começam logo no ecrã de carregamento. O branco e o preto encontram-se invertidos, fazendo lembrar o negativo de uma fotografia. Será questão de gosto pessoal de cada um, obviamente, mas atrevemo-nos a dizer que gostamos mais deste ecrã "invertido". Até mesmo o pé, à la Monty Python, e que Matthew Smith tão bem aproveitou nos seus jogos (era seguramente um fã dos trabalhos e montagens de Terry Gilliam), parece aqui "calçar" melhor.

As salas também mudaram radicalmente. A primeira delas, local onde começamos o jogo, é a inversão daquela onde começávamos na versão original de Jet Set Steamboat Willie. Mas a partir daí, a ordem das salas muda completamente, todas devidamente invertidas, pois claro. Ou seja, quem tinha memorizado a forma de passar os obstáculos na primeira versão, tem agora que fazer um reset na sua cabeça e adaptar-se a este novo mundo invertido. A inversão não se dá apenas ao nível das cores, como já perceberam. Brilhante!

Neste lado negro também não faltam os ecrãs com o avião que rebenta bolhas. Por alguma razão, esta parte faz-nos sempre lembrar quando nos deslocamos entre aeroportos em Auf Wiedersehen Monty. Poderá ser uma vertente a explorar mais aprofundadamente em futuros jogos de Nate e Dave. O avião está tão bem desenhado e desloca-se tão graciosamente que poderia dar um jogo só por si.

Obviamente que ainda não chegámos até ao fim da versão "Darkside". Isto só iremos fazer nos próximos dias. Mas estamos também com muita curiosidade para ver aquilo que a dupla programadora pensou para o único ecrã colorido que fazia parte do original. Provavelmente não alteraram a parte colorida, mas não estranharíamos mais uma surpresa.

Não podíamos também deixar de referir a fabulosa melodia de Lee Bee, músico com créditos firmados no mundo do ZX Spectrum. Também neste campo há novidades e não estaremos errados ao dizer que pela primeira vez se consegue ouvir numa melodia durante o jogo, o próprio som de carregamento. Sim, aqueles barulhos típicos do computador a ler e carregar os dados da cassete, aparecem aqui a meio da música. Como Lee Bee fez esta magia, não sabemos, mas o resultado é espantoso e não nos admiraríamos que mais tarde ou mais cedo fosse copiado. 

Jet Set Steamboat Willie (Darkside) é então um jogo extremamente divertido. Ainda mais notável se torna, quando pensamos que com a idade de Nate, se conseguíssemos escrever umas linhas de programação, já nos dávamos por contentes. Assim, há que incentivar o petiz e o seu pai, não só passando a palavra e divulgando este trabalho, mas também adquirindo a versão física quando esta estiver à venda (muito em breve, podem também aqui ir vendo os seus trabalhos). Pelo que ouvimos dizer, vai ter mais umas surpresas, portanto mantenham-se atentos...

Sem comentários:

Enviar um comentário