sexta-feira, 20 de março de 2020

The Legacy of the White Crane: Ishido 2


Nome: The Legacy of the White Crane: Ishido 2
Editora: FanZiX
Autores: M/ZX
Género: Puzzle
Ano de lançamento: 2020
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair, Kempston Mouse
Memória: 48 K / 128 K
Número de jogadores: 1

Da Hungria veio um agradável surpresa, o sucessor de The Legacy of the White Crane, este segundo episódio com o nome de Ishido 2. Não conhecemos o original, mas a avaliar por aquilo que o programador diz, são imensas as novidades, quase parecendo um novo jogo. E será então analisado como tal...

O título é bastante grande e leva a pensar num género muito diferente do que realmente é, um quebra-cabeças, bastante antigo por sinal, e provavelmente originário da China. Tudo se passa num tabuleiro de 96 quadrados (8 quadrados de altura por 12 quadrados de largura), nos quais temos que encaixar 72 pedras. Cada pedra tem dois atributos: uma cor e um símbolo. Existem seis cores e seis símbolos diferentes, originando assim 36 pedras diferentes, que existem em duplicado.

As regras são um pouco complexas, pelo que não iremos aqui referi-las em detalhe, até porque ao descarregarem o jogo, têm a possibilidade de também descarregar as instruções. Mas de forma muito sintética o objectivo é conseguir colocar todas as peças no tabuleiro, fazendo sequências de cores e símbolos, tentando-se atingir a maior pontuação possível. É necessário uma elevada dose de estratégia, mas também o factor sorte tem lugar, uma vez que as peças vão surgindo uma a uma por ordem aleatória. O jogo termina quando não for possível colocar mais peças no tabuleiro, isto é, não existir um quadrado livre onde se coloque uma peça que tenha outra adjacente com a devida correspondência em termos de cores ou símbolos.


Mover as peças é muito fácil, basta apontar o cursor para o local no tabuleiro onde se quer colocar a mesma. Apenas se pode colocar em locais onde tenha pedras adjacentes com a mesma cor ou o mesmo símbolo. Se uma pedra for colocada de modo que seus lados fiquem adjacentes a duas outras pedras (correspondência de duas vias), deverá ter correspondência a um atributo diferente em cada uma dessas duas pedras (símbolo de uma, cor da outra). O mesmo atributo não pode ser usado para combinar as duas pedras adjacentes. Uma correspondência de três vias exige que cada um dos dois atributos esteja presente. Uma correspondência de 4 vias, isto é, uma pedra colocada no centro de outras quatro pedras, exige a correspondência de duas delas com um atributo e as outras duas com o segundo atributo. As correspondências de 4 vias são raras e é necessário aprender como criá-las (aqui reside uma boa parte da estratégia deste jogo). No entanto são elas que dão pontos a valer (as instruções contemplam de forma muito detalhada o esquema de pontuação, que convém apreender)...

Até aqui tudo está de acordo com os muito quebras-cabeças que vão sendo lançados. Mas onde Ishido 2 se diferencia relativamente aos outros é no enorme número de opções que inclui. São três menus, o inicial inclui a opção do jogo solitário, ou com o computador como parceiro (vão colocando as peças à vez), a selecção de seis conjuntos de peças diferentes, e também de seis tabuleiros diferentes, possibilidade de ter o cursor a piscar, vários tipos de controlo e até selecção de ter apenas música, efeitos, ambos ou nenhum. No entanto, quando o jogo está a decorrer, existe a possibilidade de se abrir um segundo menu. Este permite algumas opções extra, nomeadamente anular a última jogada ou a indicação do número de vezes que se pode ter a indicação dos locais disponíveis para se colocar as peças, entre outras.


E  como se não fosse pouco, existe ainda um terceiro menu de bónus, que só os mais persistentes (e curiosos) conseguirão abrir. Este inclui opções como a selecção do número de ajudas que poderemos ter durante o jogo (indicação do local das peças), sugestões para colocação das peças, regras mais rígidas ou mais relaxadas, possibilidade do modo flash para o border, e, imagine-se, possibilidade do modo ULAplus. Um luxo, portanto...

A maior parte das vezes neste género de jogos, os gráficos e a música são meros acessórios. Mas tal como em tudo o resto de Ishido 2, M/ZX não descurou estes pormenores. O tabuleiro tem todas as opções já referidas e uma profusão de cores com fartura. Os efeitos sonoros são mínimos, como se esperava, mas a melodia está muito bem gizada e convida a ouvir até ao fim, se bem que neste tipo de jogos o silêncio seja de ouro. Mas acima de tudo, o conjunto é extremamente atractivo e mesmo quem não é adepto de puzzles, não pode deixar de se sentir tentado a levá-lo até ao fim.

The Legacy of the White Crane: Ishido 2, ao qual não falta uma bonita capa para quem quiser criar a sua própria cassete, é um dos melhores jogos do género a aparecer nos últimos tempos. Só nos lembramos de ter prazer semelhante com Peking. É mais que obrigatório experimentar, irá cativar todos. De imediato...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Thank you for the article and the great score! One thing I would like to clarify is that the title is not 'Ishilda 2' but 'Ishido 2'. First part: https://spectrumcomputing.co.uk/index.php?cat=96&id=30240
    Best regards
    m/zx

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    1. ups, gonna fix it. Thanks for taking the time to read the translated review :)

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