domingo, 22 de março de 2020

Submarine!


Nome: Submarine
Editora: NA
Autor: Je7ebel
Ano de lançamento: 2020
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

O curso de Basic de AsteroideZX continua a incentivar a comunidade espanhola a lançar jogos nessa linguagem. Foi o que Je7ebel fez, colocando-nos aos comandos de um submarino, um submarino amarelo, para sermos mais precisos (qualquer influência da célebre música dos The Beatles é pura coincidência, obviamente). E o autor nem sequer se esqueceu de desenhar a capa para todos aqueles que querem criar a sua própria cassete.

O jogo é muito simples, desenrolando-se ao longo de três fases, sendo o cenário sempre o mesmo, apenas os obstáculos vão variando. Assim, no primeiro nível temos que atravessar um campo minado, ainda por cima com um bombardeiro a sobrevoar o mar e a lançar frequentemente cargas de profundidade. Pelo meio convém ir apanhando o combustível, não nos vá ele faltar mais tarde. As minas estão escondidas, apenas nos apercebemos delas quando estão adjacentes a nós, pois é emitido um aviso de alarme. Mas este apenas indica que está uma mina próxima e temos então duas opções, seguir em frente, apostando na sorte, ou activar o sonar, que indica o local onde a mina se encontra. Só que o sonar tem um limite de vezes que pode ser utilizado, pelo que convém utilizar-se com alguma parcimónia. Por outro lado, se estivermos encurralados, podemos activar o botão de emergência, mais uma vez de utilização limitada, mas que destrói tudo à nossa volta, minas incluídas.


No segundo nível não existe qualquer ajuda, apenas temos que confiar na sorte e chegar ao canto direito o mais rápido possível, pois os bombardeiros, neste caso devidamente camuflados, vão lançando as bombas com uma regularidade assustadora, provocando um verdadeiro mar de chamas à nossa volta.

Finalmente, no terceiro e último nível, entramos nas profundezas marinhas, e o mar encontra-se infestado de polvos gigantes que tentam bloquear o nosso submarino. Pode-se activar o botão de emergência, mas apenas duas vezes, também aqui sendo conveniente darmos gás ao submarino.

No final de cada fase é fornecida a pontuação e mais alguma informação relevante, e depois de terminarmos o terceiro nível, volta tudo ao início, agora com um nível de dificuldade mais elevado.

Submarine! não tem então grandes pretensões, é apenas mais uma brincadeira em Basic, fazendo lembrar muitos dos type-ins que apareciam nas revistas nos primeiros tempos do Spectrum.  Mas é divertido e convida-nos a chegar até ao fim, podendo o jogo ser aqui descarregado gratuitamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário