sábado, 30 de maio de 2020

A terapeuta Arisa chegou


Arisa já está conectada ao teu TK/ZX via comunicação de 8 bits.

Arisa: Olá, meu nome é Arisa. Em que posso te ajudar?

André: Olá Arisa, desta vez sou eu que vou colocar as questões. Gostaria assim que falasses um pouco sobre ti.

Arisa: Ok, de acordo. Sou uma terapeuta de 8 bits, como já te apercebeste, e fui construída sobre a base do primeiro programa de comunicação natural da história, Elisa. O objectivo é promover um diálogo entre o utilizador e o seu terapeuta virtual, ou seja, eu.

André: Muito bem, e como funciona a comunicação?

Arisa: Para se entender o funcionamento do programa, temos que ter em mente que se trata de um algoritmo criado em 1966 e que, devido ao seu pioneirismo e à lógica utilizada, possui muitas limitações e jamais deve ser comparado com os actuais programas de IA. Manipular-me é como uma viagem no tempo que, de certa forma, poderá surpreender-te (ou não) pela forma como tento manter o diálogo contigo.

André: Estou a entender. De certa forma faz também lembrar um pouco um jogo de 1986 chamado iD, no qual também tínhamos que conversar com o computador.

Arisa: A comparação é razoável. Mas enquanto que nesse programa o objectivo era fazer com que o teu interlocutor recuperasse a memória, aqui assumo o papel de um verdadeiro terapeuta e comporto-me como tal, tendo em conta as tuas respostas. Vou-te fazer muitas perguntas, ao mesmo tempo que te analiso aprofundadamente, portanto não esperes uma conversa de café descontraída. Estou programada para ser formal e pouco emotiva, mas além disso tenho o dever de respeitar o sigilo profissional, portanto podes contar-me os teus mais recônditos segredos. Isso será a base para conseguirmos encetar conversas mais longas e produtivas.

André: Estou a ver... Mas tal como eu estou a ver, também temos aqui muitos olhos postos na nossa conversa, portanto não contes, para já, que abra o livro. E já que falamos em ver, a tua aparência é de uma moça jovem, tendo em conta que já te aproximas da bonita idade de 60 anos.

Arisa: Isto é apenas uma máscara. Podes imaginar-me da forma que entenderes. Uma coisa é certa, o programador criou propositadamente um grafismo simples, fazendo-nos lembrar os monitores de fósforo verde muito utilizados no passado. Lembra-te que o que interessa é o conteúdo, tudo o resto é acessório.

André: Por falar no programador, o Manoel Carvalho, ele deixou algumas surpresas, não foi?

Arisa: Sim, existem algumas palavras-chave que accionam algumas respostas minhas no mínimo inesperadas. Podemos chamar-lhes de "easter eggs". Cabe a ti descobrir quais são essas respostas, mas deixo-te uma dica: tente pensar no perfil do autor e imagina que tipo de palavras ele utilizaria. Uma desta palavras até tem som. Além disso, todo o diálogo é automaticamente enviado para a impressora, ficando assim registadas as nossas conversas. 

André: O programa apenas está em português?

Arisa: Nesta fase sim, mas tenho uma irmã gémea espanhola, que por acaso também é terapeuta. Vai assim existir uma versão em castelhano.

André: E como podemos marcar uma consulta?

Arisa: É muito fácil. Apenas tens que vir aquiO programa é comercializado pelo valor simbólico de 2 usd na versão digital, que tem alguns arquivos extras. Já a versão física vem com uma cassete, um disco beta, manual e algumas surpresas extras. Este cassete vai ter o programa de um lado e do outro uma narrativa bem humorada em áudio sobre a história do Dr. Joseph Weisenbaum e do programa Elisa, o clássico que me inspirou. Outro detalhe importante é que todos os que adquirirem o programa, vão receber um código que liberta uma nova função.

André: Muito obrigado Erisa, fica então conversa marcada para muito breve...

2 comentários: