terça-feira, 26 de maio de 2020

8BitTris


Nome: 8BitTris
Editora: DEFB Studio
Autor: Stephen Coppack
Género: Puzzle
Ano de lançamento: 2020
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

O segundo jogo lançado em simultâneo por Stephen Coppack, depois de Pacman: the Curse of the Slimers, foi 8BitTris, que é como quem diz, Tetris para os 8 bits. Também não vale a pena fazer grandes dissertações sobre o Tetris, duvida-se que exista alguém que não o tenha experimentado, ou pelo menos o conheça, referindo apenas que o objectivo é encaixar as peças que vão caindo no tabuleiro, por forma a ir completando linhas, que consequentemente desaparecem do ecrã. Se alguma peça chegar ao cimo, o jogo termina.

À medida que as linhas vão sendo completadas, a pontuação vai aumentando, mas também a velocidade com que as peças caem aumenta. Assim, de 10 em 10 linhas totalmente preenchidas, o nível aumenta, chegando até um ponto em que a velocidade aumenta de tal forma que se torna impossível de se posicionar as peças no tabuleiro. Que tenhamos conhecimento, o jogo não tem fim.


A versão agora criada Stephen Coppack não tem nada que a distinga das mil e uma outra versões existentes. Assim, as peças são as habituais no jogo, com gráficos minimalistas, como é também habitual, mas com uma grande lacuna: não existe som. Jogar Tetris em silêncio absoluto não é a melhor das experiências.

Se bem que a jogabilidade seja interessante, com grande fluidez nos movimentos das peças, não deixa de saber a pouco alguma falta de ambição revelada pelo programador nesta versão, que poderia ter concedido alguns extras para a tornar mais apetecível. Por outro lado, pressente-se que apenas o tenha feito para satisfação pessoal e mostrar aquilo que conseguia fazer, pois mal foi anunciado. Sendo este o objectivo, pode dizer-se que cumpre.

Entretanto estejam com atenção a Tetris CE, que já não deverá faltar muito até estar finalizado. Esse sim, promete rebentar a escala...

5 comentários:

  1. foste mauzinho... Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que jogar Tetris no mais absoluto silêncio não me cativou. E depois, comparando com o Tetris da Mirrorsoft ou o Tetris CE... :)

      Eliminar
    2. I've now added 1player picture adventure, 2 player battle, sounds, redefine keys, and huge scroller. released soon

      Eliminar
  2. Lack of sound was the major flaw. Great to see it fixed :)

    ResponderEliminar