domingo, 17 de maio de 2020

Sqij'd (Sqij and the Tree of Ener!)


Nome: Sqij'd (Sqij and the Tree of Ener!)
Editora: Monument Microgames
Autor: John Blythe
Ano de lançamento: 2020
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
memória: 48/128 K
Número de jogadores: 1

Em primeiro lugar, não confundir este Sqij'd (Sqij and the Tree of Ener!), com SQIJ! lançado pela Power House em 1987, que era injogável e por muitos considerado o pior jogo a aparecer para o Spectrum, apesar de ter sido programado por um estudante de apenas 13 anos, nem com o remake com o mesmo nome, lançado em 2018. Este novo jogo de John Blythe é muito mais uma sequela do que propriamente um remake, como aliás o próprio título o dá a entender.

De realçar ainda que o jogo foi criado em 2018, mas apenas foi lançado pela Monument Microgames no início de 2020. Esteve assim mais de uma ano parado, à espera de distribuição física (o jogo não está ainda disponível digitalmente), o que é uma pena, pois está ao nível da restante obra de John Blythe, de quem somos admiradores confessos.


Mas vamos à história desta nova aventura de um dos pássaros mais famosos do Spectrum. Este voltou, mas nem tudo está bem no paraíso. A árvore Ener, que SQIJ criou há muitos anos para resolver os seus problemas alimentícios, espalhou-se por todo o planeta, exigindo-lhe comida a toda a hora. Esta é uma situação que SQIJ não pode aceitar, pois não é lacaio de ninguém, muito menos de uma árvore de má índole. Criou assim um plano, que o irá tornar o pássaro mais poderoso do universo e arredores. Bem, pelo menos do Reino Undercave.

O objectivo será então deixar a árvore enfardar, até estoirar, só nessa altura seremos novamente livres. Para isso teremos que localizar de cada vez dois Dovelets (tm), que se encontram nas 10 Dove Caves existentes no Reino, disparar contra eles, estes ficam imediatamente assados e prontos para a degustação, devendo então ser levados até à árvore. Nessa altura vê-se a árvore a digerir os passarocos, num espectáculo não recomendado aos mais impressionáveis (engraçado o efeito no "border").


Depois de digeridos inteiros, a árvore de Ener cria uma força vital (life force) que temos que localizar, mais uma vez nas Dove Caves. Depois de a apanhar, repete-se o ciclo, e temos que procura por mais dois Dovelets (tm), num processo que apenas termina quando a barra lateral à direita estiver totalmente preenchida, querendo dizer que a árvore se encontra saciada e pronta a rebentar. Onde terá John Blythe ido buscar esta ideia? Talvez ao clássico "The Meaning of Life", dos Monty Python...

De referir que as Dove Caves são zona segura para SQIJ, pois estão livres de inimigos. O mesmo não se passa nas restantes grutas (existem 35 ecrãs com áreas perigosas, e 10 ecrãs de área segura). Estas estão infestadas de inimigos, que se materializam a uma velocidade estonteante. De cada vez que tocam em SQIJ, lá se vai mais um pouco da sua energia, e embora possa disparar suco gástrico contra os outros seres, este é limitado. Felizmente que pode ser reabastecido nas muitas piscinas que se encontram nas grutas. Mas muito cuidado, pois um dos inimigos, as caveiras vermelhas, não podem ser eliminadas, ai só resta fugir e esperar que não se perca muita "vida" no processo, pois esta esgota-se rapidamente nos múltiplos encontros com os outros seres, e apenas é reabastecida, e parcialmente, quando encontramos a força vital.

Finalmente, cuidado ainda com as duas cavernas vermelhas, pois estas apenas geram caveiras. É área a passar o mínimo possível e com a corda toda nos sapatos, neste caso nas patinhas de SQIJ.


Sqij'd (Sqij and the Tree of Ener!) tem o cuidado habitual de John Blythe nos seus trabalhos. Os cenários e os gráficos são fantásticos, do melhor que se pode encontrar para o Spectrum. O bom gosto impera sempre neste programador, que aliás, tem formação na vertente gráfica. E o som é também uma pequena maravilha, com uma melodia hipnótica e que se enquadra na perfeição no jogo.

A movimentação de SQIJ e dos restantes personagens também é um delírio para os sentidos, e dá gosto esvoaçar pelo Reino do Undercave. No entanto, e apesar de ser um jogo cativante e que convida a voltar vezes sem conta, desta vez não damos o estatuto de Mega Jogo. E porquê? Fundamentalmente por duas razões. A primeira porque o jogo tem um custo, e para quem não viva no Reino Unido, com os portes, não fica barato. Apesar de não estar no gráfico da pontuação o factor custo / beneficio, temo-lo sempre em conta. Em segundo lugar, pela repetitividade. As tarefas são repetitivas (apanhar os passarocos e a força vital), e podendo estar em 10 pontos diferentes, colocados de forma aleatória, quer isso dizer que temos que percorrer o labirinto de grutas dezenas de vezes até se conseguir terminar o jogo. A certa altura torna-se um pouco monótono, o que aliado a um elevado grau de dificuldade, poderá fazer desistir alguns.

De qualquer forma, mesmo tendo estes dois pontos menos favoráveis, quem gosta dos trabalhos de John Blythe, de certeza que não irá ficar desiludido. Os restantes, também não será com Sqij'd (Sqij and the Tree of Ener!) que irão ser convencidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário