domingo, 10 de maio de 2020

Empareja


Nome: Empareja
Editora: NA
Autor: Eduardo Mena
Género: Acção
Ano de lançamento: 2020
Teclas: Não redefinível
Joystick:  NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

A 28 de Abril, dois dias antes do fecho da competição BASIC 2020, Eduardo Mena começa a pensar que talvez fosse boa ideia participar na competição BASIC 2020. Lembrou-se de fazer uma conversão de um jogo táctil da Máquina recreativa. A 29 de Abril começa então a programar o jogo em Basic compilado. Finalmente, a 30 de Abril termina o jogo, e precisamente 10 minutos antes do prazo terminar, submete-o a concurso.

Esta sequência é relatada pelo próprio no documento que anexou junto ao jogo. Claro que em apenas dois dias não é possível criar-se um trabalho com grandes primores, ou mesmo um ecrã de carregamento, mas o mais importante, a jogabilidade, está lá.

A ideia é muito simples: durante três segundos é-nos apresentada uma matriz 4X3 com diversos símbolos. Existem 12 casas e 6 pares de símbolos. Teremos depois que os emparelhar, carregando respectivamente nas teclas que equivalem a cada quadrante, isto tudo num tempo muito limitado e que vai diminuindo à medida que vamos avançando nos níveis, até que a velocidade se torna impossível e perdemos o jogo (presumimos que não tenha fim).


Assim, tudo se resume a uma corrida contra o tempo e pela maior pontuação. É-nos exigida em doses massivas, primeiro, uma boa capacidade de observação, segundo, boa capacidade de memorização, e por fim, reflexos ultra rápidos. Temos uma dose razoável de cada um deles e mesmo assim não conseguimos ultrapassar o nível 6. Convidamo-vos a bater este recorde (imagem acima).

Empareja, embora sendo muito básico (gráficos são números, letras e símbolos, e o som o mais simples possível), está bem concebido, e acima de tudo é um desafio estimulante, ideal para jogar a dois. Logicamente que não terá aspirações a vencer a competição, dado a qualidade de alguns dos trabalhos envolvidos, mas de forma alguma envergonha o seu autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário