Marsmare: Alienation tem sido uma autêntica saga. O jogo já há muito que deveria ter sido lançado, mas entretanto começou a guerra da Ucrânia, um dos elementos da equipa Drunk Fly sofreu e continua a sofrer com os seus efeitos, e os restantes membros têm tido bastante dificuldades em conseguir avançar com o projecto. Além disso, e essa será a maior pecha, as comunicações têm estado muito longe do desejável, algo reconhecido pela própria equipa.
Entretanto, já com quase um ano de silêncio, estava prometido uma actualização com o ponto de situação do jogo, e esta apareceu ontem. Trouxe-nos coisas positivas e outras menos positivas.
Em termos genéricos, como pontos positivos:
- A equipa ainda existe e estão empenhados em terminar o jogo, com a parte gráfica e música terminadas e o código em andamento.
- Os itens físicos também estão produzidos, apenas faltando as caixas e cartões SD.
- O dinheiro não foi desviado (não existem jantares de centenas de euros ou férias à conta do dinheiro dos backers, ao contrário de certo projecto que todos conhecemos).
Como pontos negativo:
- Ainda há um longo caminho até o programador estar em condições psicológicas de terminar o jogo.
- Com o aumento dos custos de produção, o valor angariado já está abaixo do break even (mas será coberto pelos elementos da equipa).
- As sanções contra a Rússia complicam a logística dos itens físicos, sendo mesmo possível que alguns itens não possam ser entregues aos backers.
- O projecto continua com grande atraso e ainda não há uma data definitiva para lançamento da versão para 128K.
No entanto, mesmo com os pontos negativos atrás referidos, o tempo é de optimismo. Foi assim hoje lançado o jogo para PC (plataforma Steam) e o manual do jogo está a ser actualizado.
Como backers deste projecto, a equipa mandou-nos a chave de activação prometida (o jogo também pode ser adquirido por quem não financiou via Kickstarter, tendo um custo de 1.99 €.
Claro que fomos logo experimentar o jogo e ficámos agradavelmente surpreendidos. Retém toda a jogabilidade da versão para o ZX Spectrum e temos até a possibilidade de escolher música retro e os gráficos do 128K.
Entretanto, enquanto não chega a versão Next, esperada até final do ano (provavelmente a versão 128K apenas estará disponível no próximo ano), temos possibilidade de ir treinando na versão para PC. Pelo menos matamos as saudades deste jogaço.
Podem aqui vir jogar Marsmare: Alienation, versão para PC.
Sem comentários:
Enviar um comentário