quarta-feira, 8 de maio de 2024

Rescaldo do Synergy 2024 (4 de Maio)

 

Foi um fim-de-semana em cheio e bastante internacional, tendo decorrido maioritariamente em Inglês, chegando assim a uma maior franja de público. Aliás, os visitantes estrangeiros quase igualaram em número os Portugueses, demonstrando o carácter internacional, não só deste evento em particular, mas também do próprio museu LOAD ZX, que tem cada vez maior projecção e prestígio lá fora. Tivemos visitantes do Reino Unido, Eslováquia, República Checa, entre outros...

O evento decorreu em três espaços diferente. A maior parte das actividades aconteceram no salão onde todos os anos é feito o GOTY, até porque consegue albergar maior número de pessoas e tem espaço para projecção de vídeos e diversas actividades em simultâneo, incluindo o "jam". 

Os workshops que aconteceram durante a parte da manhã decorreram em verdadeiras salas de aula, ou não fosse o espaço uma antiga escola, proporcionando aos "alunos" todas as condições para apreender as matérias que os nossos "professores" foram ministrando. Foram dois os workshops, um de pixelart, outro de música. E os participantes aproveitaram muito bem a formação, demonstrando depois aquilo que aprenderam, nos trabalhos que apresentaram durante o evento.

Por fim, o próprio museu foi alvo de algumas visitas personalizadas para os visitantes, nomeadamente aqueles que se deslocaram de fora, casos de Pete Wheelhouse ou Clem Chambers, mas o próprio Filipe Albuquerque, que ainda fez uma perninha no C5, demonstrando toda a sua habilidade ao volante.

Como pessoalmente não assisti aos workshops, pois estava na banca de merchandising no salão de eventos, apenas posso opinar sobre os que decorreram neste espaço. E a qualidade esteve sempre presente. Assim, depois das boas-vindas dadas pelo Filipe Cruz (Inercia), o Miguel Guerreiro apresentou as melhores demos de 2022 e 2023. Alguns trabalhos são de facto espantosos.

Seguiu-se a conversa com Celso Martinho, um dos fundadores do Sapo, o maior portal Português. Ficámos assim a saber que o Celso ainda recentemente desenvolveu um jogo para o ZX Spectrum, que, claro, já lhe pedimos. 

Da parte da tarde, o primeiro convidado foi Pete Wheelhouse, o criador de Formula One e Endurance, tendo-se lhe juntado, no final da sessão, o próprio Clem Chambers. Pete brindou-nos com algumas histórias deliciosas sobre a sua carreira, inclusive dos tempos em que vivia em Portugal. Ficámos ainda a saber que o jogo vai ter uma reedição muito limitada para aqueles que participaram no evento, juntando-se assim ao poster que esteve à disposição dos participantes durante o evento.

Seguiu-se o campeão de Le Mans, Filipe Albuquerque, que, com toda a sua simpatia falou sobre o ZX Spectrum, sobre automobilismo e sobre a sua carreira. Além disso, ainda ofereceu algumas prendas que foram depois entregues ao vendedor do torneio de WEC Le Mans que se seguiu. Aliás, o próprio Filipe participou no torneio, conseguindo um brilhante terceiro lugar. A vitória coube a Nuno Vinagre, curiosamente um grande entusiasta do automobilismo. Certamente que os prémios lhe ficaram bem entregues.

Ainda antes do jantar tivemos direito a uma sessão de DJ bastante animada, convidando o pessoal a dar um pezinho de dança e a preparar-se para o quiz final, muito focado na demoscene, mas com uma adesão que superou todas as expectativas. O vencedor, ou melhor, vencedores, vieram da demoscene, como seria de esperar, ganhando algum material do museu.

A noite terminou bem animada na barraquinha de cerveja que estava junto ao museu, prometendo um segundo dia de evento, ao nível do primeiro...

3 comentários: