quinta-feira, 16 de maio de 2024

Jogos de Monty

Ultimamente Monty tem andado nas bocas do mundo, muito por força do lançamento de dois novos jogos, mas principalmente por um deles,  Escape from EXODRON. Houve alguma ingenuidade por parte do criador do jogo, mas perdoa-se, pois aparentemente não houve qualquer má intenção no uso de material dos Mojon Twins. E de qualquer forma, a situação foi prontamente corrigida por Monty, pelo que não vale a pena falar mais disso.

Mas vamos agora a três jogos que Monty desenvolveu em 2014 e que nos tinham passado despercebidos. O primeiro deles é Bluber, que curiosamente tem duas versões. Uma primeira, identificada na Spectrum Computing como versão demo, tem grandes diferenças para a versão que foi posteriormente lançada e que recentemente Monty colocou no itch.io. Pode aqui ser descarregada a nova versão (a demo encontra-se na Spectrum Computing), onde as diferenças entre as duas versões são bem visíveis (nas fotos abaixo, o segundo ecrã de cada uma das versões).

                                 versão demo                                                                 versão final

Temos depois Androide, um jogo que tal como todos os outros deste autor utiliza o motor MK1, o que de resto está bem identificado na sua página. Curiosamente, Monty disponibiliza duas versões do jogo, enquanto que a Spectrum Computing apenas tem uma delas. Parecem muito semelhantes, e não tendo nós avançado muito no jogo, apenas detectámos, para já, diferenças ao nível da música.

Poderão vir aqui descarregar este jogo, estando na pasta as duas versões, sendo que uma delas, a versão que saiu no dia de Natal de 2014, apenas se encontra em modo snapshot.


Por fim, o terceiro jogo desenvolvido por Monty em 2014 foi Genehtik, e este ainda é um caso mais estranho. Não pelo nome do jogo, muito menos pelas folhas de cannabis. É estranho porque tal como os outros dois jogos anteriores, também este possui duas versões, uma do início de 2014, outra lançada no dia de Natal desse ano, contemplando música diferente.

Mas além disso, existe uma terceira versão, cujo walkthrough está na Spectrum Computing, mas a respectiva versão não se encontra nesse repositório. Qual a razão para tantas versões? Além disso, Monty disponibilizou aqui recentemente o jogo, mas apenas com as duas primeiras versões. Qual a razão para isso acontecer?

                    versão não disponibilizada                                       Versão disponível pelo autor e pela SC

Independentemente do mistério que por aqui anda, e que até poderá ter uma explicação muito simples, os jogos são agradáveis, tendo aparecido numa altura em que ainda não se tinha chegado ao boom actual de jogos para o ZX Spectrum.

4 comentários:

  1. No ha corregido nada, al revés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mudou o loading screen e mais pequenas coisas no Exodron

      Eliminar
    2. Puede que no haya sido con mala intención, pero la forma de arreglarlo sin pedir disculpas, reconocer el error, y que además a plagiado más cosas y borrando los comentarios no está bien, la escena de spectrum debe de ser más honorable , espero que no lo vuelva a hacer. Saludos

      Eliminar
  2. Sim, tens toda a razão. Nunca deveria ter acontecido. Abraço :)

    ResponderEliminar