terça-feira, 21 de maio de 2024

Pac-Man RX


Nome: Pac-Man RX
Editora: Midnight Brew
Autor: Allan Turvey
Ano de lançamento: 2024
Género: Labirinto
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Descarga: Aqui

Allan Turvey, ou Highrise, como preferirem, continua a brindar-nos com conversões muito fiéis de jogos das máquinas de arcada. A mais recente é Pac-Man, e vem mais uma vez através da colecção Midnight Brew, naquela que é já a sua marca para lançamentos físicos de jogos de arcade (pena que o abuso das alfândegas no nosso país tornem proibitivo a aquisição de material vindo do Reino Unido - uma das desvantagens do Brexit). Hoje é também o dia em que Pac-Man faz 44 anos, pelo que o timing de lançamento é perfeito (estamos a seguir a hora do Japão).

Testámos várias versões do jogo, e mesmo não sendo nós especialistas em Pac-Man, podemos dizer que não fica atrás da versão de Marco Leal (ver aqui), uma das grandes surpresas do GOTY 2024, ou de Spekku-Man (2022), apenas para referir duas das mais brilhantes conversões feitas nos últimos tempos (e de sempre) deste clássico. De facto, as conversões estão cada vez mais perfeitas, permitindo-nos ter verdadeiras máquinas de arcada em casa e sendo uma boa compensação para o desaparecimento dos salões de jogos, algo tão em voga nos anos 80 e que para muitos foi o início da sua paixão pelos videojogos. E Allan Turvey tem muita responsabilidade nisso, basta ver as magníficas conversões que já tem no seu portfolio e que fomos dando conta em Planeta Sinclair.

Pac-Man RX contém assim todos os condimentos que são do agrado dos fãs do famoso personagem. Não foi esquecido sequer o "attract screen", bem como os painéis laterais da máquina, com os desenhos alusivos ao jogo. Ou seja, em termos visuais, é tal e qual como se estivéssemos num salão de jogos a meter moedas no mealheiro da arcade. Além disso, para quem joga Pac-Man de olhos fechados e já está mais que batido no modo casual ou no modo clássico, tem o modo Plus, que promete arrancar o cabelo mesmo aos mais habilidosos.

Falemos, pois, desta versão Plus que é um atractivo tremendo para quem já se fartou da versão normal e quer agora um Pac-Man diferente. Allan andou então a brincar um pouco com as características da versão Plus original (sim, esta versão existe mesmo, algo que desconhecíamos antes de vermos o seu jogo), e em vez de replicar exatamente o original, alterou um pouco as coisas, sendo a velocidade um pouco mais rápida e sendo as frutas que geram efeitos aleatórios, nomeadamente:

  1. Todos os fantasmas ficam azuis e congelam, sendo uma boa oportunidade para os comer todos de uma vez e amealhar 1.600 pontos, muito importante para se conseguir ganhar vidas através da pontuação. 
  2. Todos os fantasmas ficam azuis e temporariamente invisíveis. Medo...
  3. Todos os fantasmas ficam azuis e o labirinto fica invisível (duplo medo...). Apesar de dificultar a nossa vida, este é o nosso efeito preferido. E em versão ULA Plus, ui, ui...
  4. Pacman fica verde e temporariamente invencível, podendo passar pelos fantasmas sem ser comido.
  5. Pacman fica a piscar em vermelho e amarelo e pode movimentar-se ao dobro da velocidade normal. Perfeito para comer imensas pílulas num curto espaço de tempo.

Se bem que a versão Plus seja a nossa preferida, voltemos então à versão normal, ou clássica, como lhe quiserem chamar. Em termos de mecânica, também se comporta da forma que era suposto. A IA associado aos perseguidores parece estar perfeitamente afinada. Aliás, outras coisa não seria de esperar de Allan, pois perfeccionista como é (e ainda bem), não descura qualquer detalher, não interessando se está mais de uma semana a afinar um pequeno pormenor. Interessa é que o jogo fique exactamente como o imaginou.

Aliás, o tempo de implementação que Allan leva nos desenvolvimento dos seus jogos, assim como as inúmeras versões que vai fazendo e que vamos testando, são a garantia que os seus trabalhos estão muito acima daquilo que é habitual em outros jogos do ZX Spectrum. Além disso, vai partilhando os resultados com a comunidade, bebendo também o feedback que esta lhe vai dando, aproveitando assim para limar pequenas arestas que vão inevitavelmente surgindo ao longo do desenvolvimento. Não raras vezes a comunidade dá pequenas sugestões que Alla tenta depois replicar no jogo, caso esta seja benéfica. 

Bem, isto tudo para dizer que Pac-Man RX roça a perfeição. Tem uma jogabilidade estupenda, um grafismo muito claro e colorido, sem qualquer espécie de "flicker". Quem gosta de Pac-Man, vai certamente adorar mais esta versão e querer juntá-la à sua colecção. Do que efectivamente fomos vendo das reacções da comunidade aos vídeos que Allan foi deixando, foram todas bastante entusiastas e demonstrativas da qualidade e da fidelidade de Pac-Man RX relativamente ao original. Além disso, a versão Plus é um verdadeiro mimo (ficámos fãs e não somos particularmente apreciadores deste género de jogos).

Poderão vir aqui descarregar o jogo, tem um custo de 4.99 usd, dando assim uma pequena contribuição ao seu autor, justíssima tendo em conta todo o trabalho desenvolvido. Por outro lado, poderão alternativamente tornar-se seus patreons, não só acedendo imediatamente a este jogo, mas a todos os outros trabalhos deste prolífico programador, que desenvolve novos jogos com uma cadência surpreendente. Para isso basta aqui virem, onde poderão consultar as várias modalidades. Entretanto, para quem quiser adquirir a versão física, fiquem atentos, quando estiver disponível, também iremos anunciar. Quanto a nós, vamos fazer mais uma jogatana na versão Plus...

2 comentários:

  1. I have really enjoyed following the progress of this, the end result is even better that I could have hoped for. I love the work that has gone into this.

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    1. Yes, I loved it. And I'm not a big Pac-man fan :)

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