terça-feira, 14 de maio de 2024

Rescaldo do Synergy 2024 (5 de Maio)


O segundo dia do evento Synergy 2024 começou com o visionamento em premiere do documentário "The Rubber-Keyed Wonder". Foi a primeira vez que o público teve oportunidade de visionar este documentário, que conta com a participação do Museu, e que ainda nem sequer está terminado (falta a legendagem, por exemplo), com a devida autorização dos seus criadores, obviamente. Isto demonstra bem o prestígio que o museu LOAD ZX já granjeou junto da comunidade estrangeira, que até permitem que a ante-estreia de importantes filmes e documentários aconteça no nosso país. Pessoalmente gostei bastante do documentário e estou ansioso que chegue a versão especial deluxe que encomendei. 

Seguiu-se a sessão sobre o Formula One, que juntou Pete Wheelhouse, o criador do jogo, com Nuno Pinto (Namco) e Rui Martins, responsáveis por dois importantes MODs, o primeiro deles em 1998 (ver aqui), o segundo em 2020 / 2021 (ver aqui). Pete desvendou-nos alguns dos features que ele e o seu parceiro, George Munday, quereriam ter colocado no jogo, caso tivessem mais jeito para as artes gráficas e memória. Uma delas seria mesmo bastante inovadora, pois implicaria conduzirmos o carro numa qualificação para a corrida, quem sabe numa versão 128K. Quem se interessa por jogos, como é o nosso caso, terá adorado esta sessão.

Depois do almoço, onde cantámos os parabéns ao João Diogo Ramos pelo seu aniversário e deliciámo-nos com um maravilhoso bolo, voltámos para o museu e tivemos oportunidade de saber mais sobre a história do DivIDE, mais uma vez com convidados internacionais muito relevantes vindos da Eslováquia e República Checa, além do próprio Miguel Guerreiro. Os nossos convidados presentearam ainda o Museu com alguns objectos que irão estar em exposição nos próximos tempos.

Seguiu-se a sessão de (quase) encerramento, com o Vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, o Dr. Pedro Cardoso, e com Filipe Cruz, da associação Inercia. Desta forma, foi possível agradecer aos importantes parceiros, incluindo institucionais, que permitiram levar avante este grandioso evento. 

Mas ainda faltava a entrega dos prémios da "jam", que foram entregues pessoalmente aos vencedores (internacionais) pelo Filipe Cruz e pelo João Diogo Ramos. De notar que os trabalhos irão estar incluídos numa cassete muito exclusiva que será entregue aos participantes no evento, mais uma cortesia do Filipe Veiga e da Teknamic. 

E quando se esperava que o evento tivesse terminado, eis que depois da fotografia de grupo, ainda houve ainda tempo para uma última sessão que não estava no programa: entrevista a Clem Chambers, o patrão da CRL. Clem desvendou mais alguns segredos e histórias bastante apetitosas, não só da CRL, mas da indústria em geral. E ficámos também a saber o que aconteceu aos trabalhos que eram enviados para a editora e que nunca foram publicados (a maior parte deles serão MIAs)...

O único ponto negativo foi a pequena afluência nacional. Claro que os amigos do museu compareceram em peso (vocês sabem quem são), mas gostaríamos que eventos com esta qualidade tivessem mais destaque na impressa, por exemplo. Venha agora o próximo evento...

Sem comentários:

Enviar um comentário