terça-feira, 24 de setembro de 2019

Emulador QtSpecem v0.80 (versão BETA)

Muitos não saberão, mas o primeiro emulador de ZX Spectrum para o Windows foi criado por um português. Referimo-nos ao WSpecEM desenvolvido por Rui Ribeiro no âmbito de um projecto de fim de curso. Este emulador foi o sucessor do emz80, emulador e debugger para o MS-DOS. 

Além disso, o Rui foi uma figura muito presente na comunidade de autores de emulação, tendo contribuído, por exemplo, com a criação de um bem conhecido utilitário, o TAPE2TAP que permite fazer o carregamento de cassetes para o IBM-PC (aliás, rotina que foi integrada no famoso emulador Warajevo).

E eis que Rui volta às lides da emulação, lançando a primeira versão beta do QtSpecem, uma modernização do velho WSpecEM e respectivo core Z80, recorrendo ao Qt, um framework de desenvolvimento multi-plataforma.


O Qtspecem tem como objectivo ser uma plataforma de debugging, vocacionada para um público mais técnico, interessado no processador Z80. Para tal o Rui esteve aprimorar e corrigir o seu core Z80 para torná-lo o mais compatível possível, sendo que no momento, a emulação falha apenas na implementação parcial do MEMPTR, um registo não documentado do processador Z80.


Quanto ao emulador propriamente dito, não suporta som e a interface é ainda bastante rudimentar, mas permite carregar os mais variados tipos de formatos, bastando para tal, arrastar um ficheiro para a janela do emulador. As várias imagens presentes neste post são de alguns dos jogos testados com o QtSpecem.


Embora esteja numa fase muito inicial, este lançamento da versão beta do QtSpecem é relevante porque não só marca o regresso de uma figura importante que marcou a emulação do ZX Spectrum, bem como a possibilidade de vermos novos desenvolvimentos lusos que animem a nossa comunidade. O Planeta Sinclair seguirá atentamente o progresso deste emulador e debugger.


O código-fonte do QtSpecem pode ser consultado aqui.

3 comentários: