sábado, 20 de janeiro de 2024

Mais material de La Diosa de Cozumel


O post com a disponibilização do jogo La Diosa de Cozumel (ver aqui) foi um enorme sucesso. Não só entrou directamente para o primeiro lugar do top semanal de Planeta Sinclair, como movimentou a comunidade Espanhola (e não só), estando agora o jogo disponível em várias páginas, mas, acima de tudo, levou-nos à fala com o simpatiquíssimo STAR, o mentor da Matra e responsável pela edição deste jogo, quer pela RetroGamer, quer mais tarde pela Matra. E não só nos enviou material inédito, que partilhamos com a comunidade, mas também nos confidenciou algumas histórias muito engraçadas relacionadas com o jogo. Vamos aqui deixar algumas...

Tudo começa quando Jaime Soriano e Javier Chocano conseguiram recuperar um .tzx das fitas originais de Andrés Samudio. Jaime falou então em publicar-se o jogo e STAR, o nosso interlocutor, partilhou-o através da revista RetroGamer, com a qual colaborava, lançando uma reportagem especial e oferecendo a cassete aos assinantes. Foi também nessa altura que foi elaborada uma nova ilustração para o jogo. O resultado foram cerca de 200 cassetes lançadas, um trabalho muito árduo realizado por STAR em pouquíssimo tempo, que gravou as fitas uma a uma. Foram mais de 2.000 minutos, cerca de 33 horas, seis dias numa semana, sempre a gravar cassetes.

A ilustração do jogo também teve alguns contratempos. A digitalização original estava longe de estar nas melhores condições. Além disso, tinha pequenas nuances que tiveram que ser modificadas. Não as vamos aqui referir em pormenor, dizemos apenas que se nos anos 80 não haveria grandes problemas, nos dias de hoje poderia colocar alguns constrangimentos.

Depois da edição da RetroGamer, foi lançado em 2015 a própria edição de Andrés Samudio. Este lançamento terá tido entre 200 a 300 cassetes, pelo que no total das duas edições, terão sido feitas cerca de 500 cassetes.  Para o lançamento do Andrés foi usado um outro layout de imagem por STAR, para que a assinatura do Azpiri aparecesse (por razões de dimensão das imagens, não foi possível ser contemplado na primeira edição).

Quanto ao jogo, é exactamente a mesma nas duas edições. O jogo original chama-se "Diosa de Cozumel", mas por razões estéticas foi adicionado o "La".

Poderão agora vir aqui descarregar este material inédito de La Diosa de Cozumel. Desde já o nosso enorme agradecimento a STAR, que é realmente uma "star". Embora a Matra esteja suspensa, continua a fazer pequenas edições a quem o solicitar, inclusive para o Amstrad CPC.

2 comentários: