domingo, 18 de fevereiro de 2024

Questões sobre o GOTY


Não obstante termos por várias vezes disponibilizado o regulamento do GOTY, existe ainda grande desconhecimento, havendo algumas dúvidas recorrentes, que inclusive metem em causa a integridade da competição. Vamos assim responder a algumas questões que consideramos pertinentes:

1. Apenas são votados cinco jogos em cada categoria e dez no GOTY?

Não, a lista é muito mais abrangente e engloba aquilo que foi sendo feito de relevante ao longo do ano. É feito um processo de triagem exaustivo em várias etapas, inclusive com votação antecipada dos elementos do júri, mas apenas divulgamos no final os jogos que passaram à final. Seria fastidioso para todos divulgar centenas de jogos para todas as categorias.

2. É apenas uma pessoa que vota nos jogos?

Parece incrível, mas esta questão ainda continua a surgir. No GOTY 2023 existem 15 jurados e todos votaram na lista de jogos existente, de forma democrática e transparente. Não existem privilégios especiais para nenhum membro do júri, todos os votos valem o mesmo.

3. Pode um jurado votar numa categoria na qual tem jogos a concurso?

Não. Esta regra encontra-se no regulamento.

4. Por que razão o meu jogo não se encontra no GOTY?

Ver questões 1 e 2. O jogo, estando dentro das regras da competição, terá entrado numa lista prévia. Simplesmente não terá passado à fase final (cinco nas categorias e dez no GOTY).

5. O meu jogo não está nos nomeados e / ou está numa posição abaixo da que considero que merecia.

Como diz o ditado, cada cabeça, sua sentença. Com centenas de programadores e aficcionados deste tipo de competições, teríamos dezenas de jogos a ganhar o GOTY, se fôssemos ter em conta a opinião de cada um. Como se deve perceber, isto não é possível e não iria prestigiar a competição, o jogo, ou o programador. Por isso temos um painel de 15 jurados conceituados e com experiência, que classificam os jogos através de um sistema de pontuação semelhante ao da Eurovisão (5 pontos para o melhor, quatro, para o segundo, e assim por diante). É o modo mais democrático e que achamos que serve o objectivo desta competição.

6. O público não deveria ter direito a votar?

Poderia ser uma possibilidade. Infelizmente, a experiência que existe em situações semelhantes, correu muito mal. Basta ver o inquérito que fizemos numa edição ZX-Dev, ou a mais recente votação da Spectrum Computing. Sim, estamos a falar de BATOTA. Desta forma evitamos que pessoas menos escrupulosas tentem puxar determinados jogos para cima na classificação. Infelizmente uns poucos estragam o divertimento da maioria.

7. Porque é que o jogo A está à frente do jogo B na categoria X e no GOTY está atrás?

Isto acontece por duas razões, que de resto explicámos durante a gala. 

A primeira razão tem a ver com as características de cada categoria. Imaginemos a categoria de Aventura / RPG / Estratégia, que tem um jogo a vencer essa categoria, mas que depois, no GOTY, fica atrás do jogo que ficou em segundo lugar. Quando votamos numa determinada categoria, apenas temos em conta os aspectos relacionados com a mesma, enquanto que no GOTY, temos em conta todos os restantes factores (categorias técnicas de som, gráficos, ecrã de carregamento, etc.).

Por outro lado, seja porque os jurados não estiveram à vontade para votar em determinada categoria, porque não conhecem os jogos todos (por exemplo, o GOTY tem aventuras de texto, seria injusto um jurado votar sem conhecer todos os jogos a concurso), seja porque estão impedidos de o fazer (ver questão 3), faz com que existam diferenças depois em categorias como a Espanhola, que tem um jogo que venceu a mesma, mas que no GOTY se encontra atrás de outros jogos Espanhóis. Assim, um programador que tenha um jogo que esteja na categoria GOTY (não apenas nos 10 nomeados, mas na lista mais abrangente a que o público não teve acesso), não poderá votar para o GOTY. No entanto, votou para a categoria Espanhola. Temos vários casos em que isso aconteceu (basta ver quem foram os jurados e saber os jogos nos quais estiveram envolvidos, duma forma ou doutra, para se perceber quem não ficou possibilitado de votar em certas categorias).

8. Porque é que um jogo em BASIC que é de qualidade comprovada, não está nos cinco nomeados dessa categoria.

Isso acontece porque, excluindo as categorias técnicas (som, gráficos e ecrã de carregamento) e o próprio GOTY, em todas as outras categorias tentamos que apenas um jogo entre numa, e apenas numa dessa categorias. Tentamos assim evitar que determinado jogo monopolize a competição. 

Isso torna-se ainda mais visível quando temos um jogo que engloba vários géneros (aventura, arcade, plataformas, etc.). Escolhemos assim a categoria na qual achamos que se adequa mais.

9. Porque é que a categoria BASIC e BASIC compilado não estão separadas?

Apenas por uma questão de funcionalidade. Temos 12 categorias. Se fôssemos colocar todas as categorias que a comunidade tem pedido, o GOTY seria demasiado extenso e a gala atingiria as seis horas. Não seria razoável, pelo menos para os padrões Portugueses pelos quais nos regemos. 

Vejamos apenas algumas das categorias que a comunidade tem pedido: BASIC puro, BASIC compilado, crap games, estratégia (está incluído nas aventuras), gestão desportiva (está incluído nas aventuras / estratégia), board games (está incluído nos puzzles), race'n'chase, beat'em'up, shoot'em'up, sports, (todos incluídos nos arcades), melhor edição física, melhor estreia de um programador, e mais umas tantas que agora não nos recordamos. Facilmente chegaríamos às 25 categorias e isso, além de ser maçador, não iria sequer prestigiar os programadores, havendo em alguns casos categorias que apenas teriam um dois jogos a concurso.

Lembrem-se de uma coisa, acima de tudo, o GOTY, e agora também o Hall of Fame promovido pelo Museu LOAD ZX, é uma forma de celebrar os jogos e prestigiar os programadores, divulgando a cena. Estamos aqui apenas por DIVERSÃO. Ninguém ganha um tostão com isto (pelo contrário, temos bastantes custos). 

Long live the GOTY! 

2 comentários:

  1. You guys do a fantastic job to promote and celebrate the glorious ZX Spectrum scene and the GOTY awards are a fun way of showcasing the good stuff. Wonderful. 👍

    ResponderEliminar