sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

A Terrific Weekend Adventure


Nome: A Terrific Weekend Adventure
Editora: NA
Autor: Luís Peres
Ano de lançamento: 2024
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Os Famosos Cinco estão de volta! Depois da aventura lançada em 1991 pela Enigma Variations, estes nossos pequenos heróis estão de regresso ao ZX Spectrum. Duvidamos que exista alguém que não conheça a colecção de livros de mistério e aventura para crianças escrita por Enid Blyton e que faz parte da nossa infância, mas para quem não está a par, é uma colecção de 21 títulos que até já foi adaptado para o cinema e para a televisão. Orgulhamo-nos de ter a colecção completa aqui por casa e ainda muito recentemente a tínhamos lido de uma ponta a outra. O responsável pelo regresso dos Cinco é então Luís Peres, que ainda recentemente nos tinha trazido Eclipsia e Shangri-La, além do recuperado Space 1999. E como bónus, ainda junta na aventura outras personagens das obras de mistério e policiais, como irão descobrir à medida que forem avançando no jogo. 

O mundo onde se desenrola este aventura de fim-de-semana é imenso (e tem o ambiente e qualidade gráfica dos jogos do Luís). São perto de 100 locais, num verdadeiro open world, que podemos ir explorando à medida das necessidades (ou curiosidade). Não faltam as ilhas com os seus segredos, o castelo, e até viagens de barco, algo que não é muito comum ver-se em jogos deste género, pelo menos da forma como foi aqui desenhado (quando chegarem a essa parte irão perceber). Claro que alguns dos locais encontram-se vedados ao início e para lá chegarmos teremos que antes desbloquear certas acções ou resolver alguns mistérios. Outros locais apenas conseguiremos aceder quando carregarmos as partes 2 e 3. Sim, a aventura é tão grande que o Luís necessitou de três partes, acessíveis através de uma password. Embora o mapa seja o mesmo, na prática, tal como acontecia em Eclipsia, também estamos perante três jogos. E consta que o próximo jogo do Luís, que sairá em breve, será igual...

Tudo começa quando os nossos personagens vão visitar os seus tios (nota: pais da Zé, para quem conhece a obra). Chegam à estação de comboios (tal como no jogo de 1991), e encontram o gato dos tios. Para já o mais acertado é segui-lo, pois leva-nos directamente a casa, local onde a trama se inicia. É conveniente falarmos com todas as personagens, pois estas, além de darem pistas muito úteis para a resolução dos quebra-cabeças, são os desbloqueadores de certas acções ou locais. Sem fazer isso, pouco se vai conseguir avançar.

Também se deve examinar tudo, pois alguns objectos ou locais encontram-se bem escondidos e se não os encontrarmos, ficamos bloqueados. Quem conhece os jogos deste género, sabe aquilo que vai encontrar (e o que fazer). Atenção apenas a uma coisa, o jogo foi desenvolvido com o GAC, tendo este fortes limitações na quantidade de memória e de texto que se consegue colocar. Daí que algumas descrições tenham que ficar pelo básico (fomos acompanhando o desenvolvimento do jogo e vimos algumas das coisas que o autor teve que infelizmente cortar).

Se tudo correr como esperamos nesta primeira parte, conseguiremos chegar a casa mesmo à hora de jantar e prontos para dormirmos e avançarmos para Sábado.

Sábado inicia-se naturalmente no nosso quarto, local onde terminámos a parte 1. É conveniente recolhermos os objectos que por ai deixámos espalhados, explorar muito bem a casa e falar com todos os intervenientes. 

Nesta segunda parte iremos descobrir que temos acesso a novos locais (depois de resolvermos alguns quebra-cabeças, evidentemente), e iremos encontrar novos personagens, alguns até muito habituais nas aventuras de Blyton (os ciganos, por exemplo). Estes são peça fulcral e têm também um mistério a ser resolvido (por nós, claro). Se o resolvermos, irão contar-nos um segredo e só assim conseguiremos regressar a casa a tempo de jantar e cair na cama, prontos para o dia de Domingo.

Finalmente, na terceira parte, embora mantendo o mapa original, mais locais se vão abrir. Outros estarão fechados (não esperem que os lojistas estejam a trabalhar nas suas lojas ao Domingo, por exemplo). Será talvez a parte mais complexa e difícil (o que é natural), de qualquer forma, quem chegou até aqui, não só já conhece o mapa de trás para a frente, como tem alguma experiência na resolução dos quebra-cabeças que vêm da cabeça do Luís. Na nossa opinião, esta é mesmo a melhor parte deste jogo, pelo que vale a pena chegar até ela. Não se esqueçam é de uma coisa, estejam sempre munidos do mapa que acompanha a aventura, vai poupar muito trabalho e dar indicação de alguns locais bem escondidos.

Em jeito de conclusão, A Terrific Weekend Adventure é mesmo "terrific". O Luís conseguiu regenerar um motor que já pouco era utilizado nos dias de hoje. Será que o GAC vai voltar a estar na moda e iremos ter de volta alguns dos antigos utilizadores desse motor? Muito gostaríamos que isso acontece.

A Terrific Weekend Adventure é produto nacional e muito bom. Pode ser aqui descarregado gratuitamente, mas que tal uma pequena doação para ajudar o seu autor a dar-nos mais jogos como este? Além disso, o jogo tem associado um livro e um audiobook, que pode aqui ser adquirido, para quem quiser ilustrar o jogo...

1 comentário:

  1. DOWNLOAD grátis do livro em KINDLE para a Kindle app , com Kindle Unlimited.

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