sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Beltalowda


Assim, sem darmos conta, sai uma nova aventura de texto, com gráficos belíssimos. Infelizmente, para já encontra-se apenas em Espanhol. Mas quem sabe, se houver suficiente feedback positivo, o seu autor, José María Molina, aceda a fazer uma versão em Inglês. Certamente que irá ter mais jogadores a experimentar este prometedor jogo.

A história tem tons futuristas. e embora  seja totalmente original, baseia-se em alguns conceitos que aparecem no livro "Leviathan Rises", de Daniel Abraham e Ty Franck, nomeadamente a situação geopolítica do sistema solar, o facto de Ceres ser habitada, e conceitos da cultura Belter, como as palavras "beltalowda" (povo Belt), "beratna" (irmão), ou "kopeng" (amigo). Tem ainda subjacente o periclitante equilíbrio de poderes entre três facções da humanidade, que se expandiu por todo o sistema solar, nomeadamente Terra, Marte e Cintura de Asteroides. 

O jogo leva-nos a explorar uma série de locais, conversar com os diversos personagens e resolver os quebra-cabeças para avançar na história. É também constituído por três capítulos, divididos em dois carregamentos separados, sendo necessário completar-se a primeira parte, para se poder carregar a segunda.

Embora não tenhamos avançado no jogo, os ecrãs que já vimos do mesmo são de facto estrondosos. Torna-se assim obrigatório passar este jogo para a língua Inglesa. Certamente que não faltarão voluntários para ajudar na tarefa.

Poderão aqui descarregar e dar uma muito merecida contribuição ao autor.

3 comentários:

  1. Muito obrigado, Leão, pelos seus comentários. Sou o autor do jogo. Eu poderia traduzir o texto automaticamente para o inglês, mas se alguém estiver disposto a traduzi-lo ou revisá-lo, ficarei feliz em publicá-lo em inglês. Você pode entrar em contato comigo pelo meu perfil no itch.io. Saudações da Espanha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Talvez colocando-se um thread no fórum da Spectrum Computing se arranje um voluntário para fazer a tradução para Inglês. Deverá ser alguém nativo da língua inglesa, na minha opinião.

      Eliminar
  2. Muito obrigado, André, pela sugestão. Vou fazê-la. Atenciosamente.

    ResponderEliminar