Nome: Hit the Fan
Editora: Northern Games
Autor: DF Design
Ano de lançamento: 2025
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 /128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui
Depois de escapar pelo tubo de esgoto, o nosso herói de Down the Pipe, Turdesley, talvez o mais cómico (e improvável) nome de um personagem do ZX Spectrum, tem nova missão.
Assim, Turdesley apetrechou-se com os óculos de voo, autoproclamou-se de Oificial de Vôo, e foi convocado para uma missão secreta para destruir o maléfico Barão Hair Flick e o seu império da droga (irão perceber ao longo do jogo a verdadeira "substância" deste império).
O primeiro nível, de qualquer uma das três versões que fazem parte deste lançamento (já iremos exlicar esta parte), começa verdadeiramente nas nuvens, e não terá sido certamente por Turdesley, também conhecido como Cagalhoto, ter andado a fumar algumas substâncias ilícitas. Seja qual for a razão pela qual ele foi parar a este local, as nuvens são tóxicas e qualquer toque nestas, faz perder um pouco de energia do nosso herói. Se passar esta parte, que nem é assim tão difícil, entra no covil de Hair Flick e, como prémio, recebe uma potente Mk 2 Browning, sempre pronta a despachar alguns bandidos. Hair Flick tem um exército dos mais variados bandidos, alguns dos quais com muitas semelhanças com certo cabelo de outros jogos recentes do ZX Spectrum, mas sempre determinados e prontos para proteger o império do mal.
Os vários níveis vão-se revezando entre aqueles em que existe um scroll horizontal, simulando o árduo caminho até ao covil, repleto de inimigos e com obstáculos e paredes demasiado estreitas a dificultar a tarefa, e os níveis com os "bosses", verdadeiras pestinhas, em especial nos níveis mais avançados. E aqui ressaltam as diferenças entre as várias versões que fazem parte deste lançamento. Assim, se pegarmos na versão da Crash, que fez parte de uma cover tape, termos direito a quatro níveis, sendo o boss final uma figura bem conhecida da revista (a nós parece-nos o Chris, mas não queremos dizer isso, com medo que a revista deixe de aparecer na caixa de correio).
Por outro lado, a versão 128K tem oito níveis, duplicando o prazer que se tira do jogo. E se a versão mais pequena do jogo até se completa com menor ou maior dificuldade por qualquer candidato a aviador, a versão maior, só apenas os pilotos mais experimentados vão conseguir chegar ao fim. É que os dois últimos "bosses" são mesmo difíceis, e até se conseguir batê-los, tem que se decorar muito bem o trilho que fazem.
Como é habitual nos jogos da DF Design, os gráficos são um verdadeiro espectáculo. São monocromáticos, mas isso não é de estranhar, pois é utilizado um motor que se pensava ser extremamente limitado, o S.E.U.D, mas que se está a revelar um verdadeiro sucesso, tal a qualidade dos jogos que estão a aparecer nos últimos tempos com este motor. Além disso, consta que este será o jogo com maior área criado com o S.E.U.D, mas também era previsível, pois tem ao leme pessoas como Rich Hollins, Lee Stevenson (ele mesmo, de "Hair") ou Lobo.
Outro dos factores que está muito bem conseguido, e que também já é habitual nos lançamentos desta equipa DF Design, é a música. Ou melhor, músicas, pois existem várias, consoante também a versão e, claro, não podia faltar o Pedro Pimenta a fazer rufar os tambores de guerra.
Uma nota adicional, mas que revela bem a orientação que esta equipa segue, sempre atenta aos novos desenvolvimentos no mundo do ZX Spectrum. Assim, existe também a versão para o The Spectrum, que inclui as três versões do jogo, acessíveis através de um menu inicial.
Fica então aqui a equipa deste jogo, porque há que dar crédito a quem merece:
- Code/Design: Flight Officer Rich Hollins
- Graphics: Wing Commanders Lobo, Hollins & Lee 'Chops to his chums' Stevenson
- Music: Gunners Pedro Pimenta, CJ Echo, Tufty, Equator & Royal
- Font: Flight scribe Damien Guard
- Cover Art: Wingman Richard Langford
- Northern Games : Flight recorder Anthony Scarfe
- Turdesley é baseado num personagem de Officer Davey Sludge
- SEUD por Squadron Commander Jonathan Cauldwell
Podem vir aqui descarregar o jogo, na sua versão digital. Não se esqueçam de dar uma pequena contribuição aos seus autores, fundamental para que se sintam motivados a criarem mais jogos como este. Além disso, porque não comprarem a versão física? Vai também existir uma edição física muito limitada, lançada pela Northern Games, podendo o seu lançamento ser acompanhado aqui.




Pontuação? Uma análise sem a tabela de pontuações é como um cowboy sem pistolas, parece que fica nu... :-)
ResponderEliminarRecebi demasiadas mensagens de trolls a insultarem por causa das pontuações, incluindo comentários xenófobos, homofóbicos, racistas, sexistas e até ameaças físicas, e não estou para isso. Portanto deixei de colocar as pontuações. Por causa de um ou dois imbecis, e que até sei quem são (também tentaram manipular as votações na Spectrum Computing, por exemplo), pagam todos, infelizmente.
EliminarNão estava ciente que esses valorosos guerreiros dos teclados ( :-D ) atacam tão insistentemente um recurso inócuo (e tão apreciado globalmente pela comunidade do Speccy) como o Planeta Sinclair. É mais habitual com canais dedicados a política, assuntos "controversos", etc.
EliminarMas a Internet de hoje é mesmo assim, isto são atrasados mentais sem nada que fazer que atacam gratuitamente aquilo que está à mão, quer acreditem ou não nas supostas "causas" que apregoam, que habitualmente são só uma desculpa para o vandalismo.
Naturalmente, és tu como admin/fundador do blog que decide como melhor entender fazer, mas se é por essa razão, creio que faria mais sentido simplesmente ignorar os "trolls" em questão, colocando-os em auto-ignore e banindo o(s) IP(s) respectivo(s), por exemplo - ou reportando os mesmos ao Blogger/Google para o efeito, que como servidor host têm a obrigação de proteger os seus utilizadores dessas situações - em vez de penalizar toda a comunidade e condicionar o conteúdo e usufruto do blog por causa de um ou dois idiotas, como tu próprio muito bem referes.
"Os cães ladram e a caravana passa"...
Da minha parte, longa vida ao "Planeta" e ao excelente conteúdo que aqui põem e que faz as delícias de tantos de nós.
Julgo que não há forma do Blogger bloquear IPs, mas confesso que ainda não pesquisei bem isso. Quanto ao resto, muito obrigado, é sempre um prazer partilhar conteúdos úteis para a comunidade... Abraço! :)
EliminarInfelizmente não é possível requisitar o bloqueios de IPs no serviço grátis do Blogger (acabei de confirmar). A Google recomenda apenas que o blog seja privado e os admins façam a seleção pelos e-mails das contas, o que não faria sentido para um blogue que se quer acessível para todos. Há soluções para resolver estes inconvenientes, p.ex., ter um domínio customizado para o blogue, mas aí incorre-se em custos que teriam de ser custeados por alguém, o que também foge à natureza do Planeta Sinclair.
EliminarA continuação de uma saga literalmente de caca! Um jogo a investigar... de preferência com luvas de plástico!
EliminarOs trolls, isso há em todo o lado, a sério, ignorem-nos e apaguem o lixo que eles a seu tempo cansam-se e partem para ir fazer o mesmo para outro site. Continuem o excelente trabalho e não alterem um fio de cabelo no que fazem por causa de idiotas que não têm vida, eles não o merecem! Cptos.
Obrigado Sérgio :)
EliminarOlá! Acompanho este blog que muito aprecio há anos, e desde já concordo com as pessoas que disseram que o P.S. não deveria mudar o conteúdo e a sua apresentação, só para fazer a vontade de uma irrelevância estatística que apenas demonstra "má vontade" (e da pior maneira!). Isso é um tipo de influência negativa que só poderia levar à queda da qualidade e utilidade do blog para 99% dos visitantes.
EliminarÉ óbvio que um tema como análises de jogos é sempre totalmente subjectivo e relativo, ninguém é obrigado a concordar com tudo o que se escreve, nem isso seria normal. Isso não deve influenciar a opinião de quem faz as análises. Lembro a quem tem queixas que este blog é público e gratuito, portanto "quem não gosta, não come"!
Posto isso, e se me permitem uma achega:
A revista MicroHobby (o expoente do Spectrum em Espanha e para muitos portugueses que a compravam cá), após anos a evoluir e a modificar o seu sistema de pontuações, o que começou a fazer a dada altura foi o seguinte:
- Apresentavam um gráfico com pontuações de 1 a 10 para os diferentes aspectos do jogo (gráficos, som, originalidade, etc), parecido aqui com o do P.S.
- Mas NÃO apresentavam uma pontuação final!
- Premiavam os jogos de que gostavam mais com um galardão "5 Estrelas", como o "Mega Jogo" aqui do P.S.
- O galardão acima não era uma soma matemática das pontuações do gráfico, mas apenas uma escolha pessoal derivada do jogo ter algo que o destacava mais, como uma elevada originalidade, ou jogabilidade, por exemplo, mesmo que as restantes pontuações do gráfico fossem mais medianas. Por outras palavras: fazendo as contas ao gráfico tínhamos jogos que seriam 7/10, mas que levavam mesmo assim o galardão; outros, que seriam 9/10 mas não o levavam.
Assim, as pontuações dos jogos na MicroHobby tinham um carácter deliberadamente mais relativo e subjectivo, e evitavam a polémica "se aquele jogo teve 9/10 este também devia ter", "se este jogo é 7/10, aquele devia ser pelo menos 8/10", etc.
Não sugiro necessariamente que o P.S. adopte este sistema, repito que por mim o actual sistema de pontuações é excelente! Mas se realmente sentirem a necessidade de mudar algo para conciliar gregos e troianos, acho de longe preferível algo deste tipo, do que deixarem de vez de fazer pontuações, o que efectivamente retira interesse das análises de jogos.
Desculpem o post longo, e obrigado por considerar...
Olá Vasco, muito obrigado pela mensagem e apoio.
EliminarA nossa abordagem em termos de pontuações deriva da saudosa Your Sinclair (primeira fase), que para mim foi sempre a revista de referência.
Compreendo perfeitamente as "críticas" relativas à ausência de uma tabela de pontuações. Também sinto o mesmo. Apenas me cansei das inúmeras mensagens de "ódio", e que acabaram por fazer ricochete nos nossos amigos da Spectrum Computing. Gerou trabalho desnecessário (que já é pouco, tendo em conta tudo o que fazemos), além de causar "indisposição" em muitos de nós, que tentamos oferecer gratuitamente à comunidade conteúdos que achamos que valem a pena. A própria Spectrum Computing restringiu algumas coisas (e outras vão ser no futuro), por força de meia dúzia de pessoas, que até sabemos quem são (acabam por pagar todos, por causa dessa meia dúzia de anormais).
De qualquer, em Outubro vou ter um período de férias fora de tudo, e irei repensar isso.
Grande abraço! :)