domingo, 28 de setembro de 2025

JND: Micromania (P&B) - 37


Quando Miguel Brandão concluiu a pesquisa e recolha das várias edições da 1ª fase da Micromania, ficaram por identificar duas datas em falta: 2 de outubro de 1988 e 1 de janeiro de 1989, que, aparentemente, não constavam nos arquivos da Biblioteca Municipal do Porto.

Quando o Miguel me perguntou se sabia alguma coisa sobre estas datas, eu tinha acabado de regressar de uma feira de videojogos no Brasil e não tive oportunidade de ajudar de imediato. Felizmente as dúvidas foram sanadas pouco depois. Francisco Cruz, irmão de João Cruz (o responsável pela Micromania), a partir de um arquivo pessoal, fotografou as duas edições em falta completando assim o dossier. 

Ao preparar este post, dei-me conta da ausência do PDF separado da edição nº 37 (de 1 de janeiro de 1989) e pensei em recorrer às fotos do Francisco para suprir essa falta. Mas essa data soava-me familiar: lembrava-me de ter guardado vários recortes da Micromania durante o Natal de 1988 e o início de 1989.


Fui então consultar o meu dossier Micromania - uma capa escolar da primária onde guardei religiosamente os recortes do suplemento - e tive a surpresa agradável de encontrar esse exemplar em razoáveis condições. Digitalizei-o o melhor que pude e espero que consigam desfrutar de todos os detalhes desta edição.


A propósito, deixo um aparte: essa capa já deverá ter uns 40 anos, e a ilustração da frente, com a temática de ficção científica tão em voga entre os anos 70 e 80, sempre fascinou a minha imaginação. Tenho procurado incessantemente descobrir o autor. Já vasculhei listas enormes de possibilidades, já pedi ajuda em redes sociais, mas até hoje não consegui encontrar nenhuma pista sobre a origem da ilustração.

Quanto à edição em si, ela abriu o ano de 1989 com grande expectativa, tanto pelas novidades e pelas conversões de arcades para os microcomputadores domésticos - tema abordado na retrospetiva de 1988 - como pelas resoluções da Micromania de dedicar mais atenção à programação. Trouxe também análises a grandes títulos como Last Ninja 2, Operation Wolf, Pacmania, Saboteur e Garfield.

Foi, sem dúvida, um excelente começo de ano, ainda com João Cruz a brindar os leitores com um presente de Ano Novo na forma de uma divertida ilustração!

Podem descarregar a digitalização aqui.

4 comentários:

  1. Ambrósio Deolindo Inácio III28/9/25 18:45

    Quando se colecciona velharias, há sempre um ou outro mais difícil... não são só os jogos que têm M.I.A.'s!

    Obrigado pela partilha, e pela dedicação extra para obter esta "raridade".

    Talvez queiram enviar a versão digital em alta resolução para a Biblioteca Municipal do Porto (não sei se eles têm algum canal para receber essas coisas) ? Pode ser que depois eles façam como a Hemeroteca de Lisboa e fiquemos impedidos de aceder ao material... >:-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada! :)

      No caso do JN, acho que não corremos esse risco. Grande parte do material foi obtida de arquivos pessoais, e facilmente se reconstruiria o dossier com as entradas que pudessem ser eventualmente impedidas. Seja como for, caindo na internet, não há volta a dar, é para sempre... :)

      Eliminar
  2. O desenho da nave na capa faz-me lembrar um pouco o estilo dos desenhos animados do "Era uma vez o Espaço" mas pode ser apenas uma coincidência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já várias pessoas referiram isso e realmente relembra a série. Mas é apenas coincidência, já descartei essa hipótese. Esse tipo de ilustrações eram recorrentes entre a década de 70 e 80, e muitas foram produzidas, tanto por autores mais conhecidos, bem por ilustres desconhecidos. Irei descobrir um dia..

      Eliminar