segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Tetris


Nome: Tetris
Editora: NA
Autor: Bubu
Ano de lançamento: 2021
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Bubu especializou-se na conversão de jogos de arcada para o ZX Spectrum. E depois de Anteater, uma recreação perfeita de um jogo medíocre, e que por isso não atingiu outros vôos, este autor pegou num verdadeiro clássico das máquinas de arcada e também do ZX Spectrum: Tetris. Claro que a Mirrorsoft já tinha feito a conversão em 1988, e tinha saído uma versão perfeita. E mais recentemente, embora ainda não exista a versão definitiva, TheShich esteve a trabalhar em Tetris Championship Edition, que promete rebentar com tudo. No entanto, não existia, ou pelo menos não conhecemos, uma versão que recriasse exactamente o original, incluindo a inserção de créditos. Foi isto que Bubu agora fez, de forma exemplar, diga-se.

Vamos-nos abster de explicar detalhadamente Tetris. Apenas dizer que o objectivo é limpar as linhas que vamos preenchendo com as peças que caem no tabuleiro. Quando uma linha fica completa, desaparece do tabuleiro de jogo. Em cada nível, temos um determinado objectivo, que passa por limpar "n" linhas, sendo que só depois se passa para o nível seguinte, geralmente com mais linhas para serem preenchidas e maior velocidade com que as peças caem, dando-nos menos tempo para pensar o local onde as vamos colocar.

Bubu pretendeu também contemplar tudo aquilo que é oferecido pela máquina de arcada. Assim, depois de se inserir a moeda na ranhura (tecla 5), iniciamos o jogo escolhendo-se o nível de dificuldade inicial. Se optarmos pelo nível mais fácil, os três primeiros níveis são relativamente descansados, uma vez que os tabuleiros surgem livres de peças. Mas a partir do nível 4, e além da própria velocidade de queda das peças aumentar, os tabuleiros surgem com algumas peças colocadas por defeito, dificultando um pouco mais a tarefa. E a partir do nível 7 vão sendo acrescentados blocos ao tabuleiro de fórmula aleatório. Claro que normalmente vão parar aos pontos menos favoráveis. Ou será que por essa altura, qualquer bloco que surja, independentemente do local, dificulta-nos a vida?. 

Se nos conseguirmos safar dos níveis com blocos aleatórios, a partir de certa altura surgem conjuntos de blocos a formarem linhas incompletas, com blocos em falta pelo meio, sendo assim mais difícil de serem preenchidas, e ficando as nossas peças um pouco mais perto do topo, altura em que o jogo termina. Nessa altura é-nos dada a possibilidade de continuar a jogar no nível onde se perdeu, tal e qual como no original (o objectivo era irmos alimentando a máquina com moedas, não se esqueçam).

Outro pormenor que não foi esquecido por Bubu, a dança do bolchevique, que surge quando ultrapassamos alguns níveis. Assim como as estatísticas, com os blocos que vão saindo, quiçá para podermos culpar a nossa inabilidade, com o azar. Sempre podemos dizer que não conseguimos fazer melhor porque nunca nos aparece a peça "Hero" (sim, as peças têm nome). 

Assim, quem gosta de Tetris, vai adorar esta versão. É tal e qual como se lembram de jogar nos salões de jogos. Recria na perfeição a grande jogabilidade do original, estando graficamente e ao nível sonoro, equiparado. Os restantes também vão adorar, pois Tetris, ao contrário de Anteater, é um jogo que está muito perto da perfeição.

O jogo pode ser adquirido via digital, tendo um custo de 4 euros, sendo a versão física ao preço de 10 euros, acrescidos de portes, o que pode tornar o seu custo impraticável para o nosso pais (ao preço da cassete, soma-se o preço do IVA, dos portes e, acima de tudo, da aberração que é a taxa de desalfandegamento dos parasitas dos CTT). De qualquer forma, quem o quiser obter, deverá enviar um email para: bubu.marcianito@gmail.com.

10 comentários:

  1. Curioso por ver o jogo. Só me admira que sendo o jogo uma adaptação do Tetris possa ser vendido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É provável que os direitos já tenham expirado.

      Eliminar
    2. O nome Tetris é marca registada, os tetraminós e outros aspetos do jogo são protegidos por copyright pela The Tetris Company.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não existe, o jogo apenas é vendido em edição física.

      Eliminar
    2. O jogo é vendido por 10€ em cassete ou 4€ em formato digital
      (bubu.marcianito@gmail.com)

      Eliminar
    3. ok, já temos a versão digital também :)

      Eliminar
  3. Paulo Carmo20/1/23 15:20

    Descobri os jogos do Bubu por o seu Botanic ter sido nomeado para o GOTY 2022 (Acção Arcade), e ao procurar mais informações sobre o Botanic acabei por descobrir o remake aqui do Tetris e também o seu Anteater. Mas ao ler este artigo reparei na referência à taxa de desalfandegamento cobrada pelos CTT. O Bubu não faz os envios das suas cassetes de Espanha? Agora os CTT cobram a referida taxa em encomendas chegadas da UE?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele faz os envios do UK... :(

      Eliminar
    2. É sempre mais barato comprar os produtos nacionais.. :)

      Eliminar