sábado, 5 de junho de 2021

Silk Dust


Nome: Silk Dust
Editora: NA
Autor: Davide Bucci
Ano de lançamento: 2021
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Depois de Two Days to the Race e On the Queen's Footsteps, Davide Bucci completa a trilogia com Silk Dust, a sua mais ambiciosa aventura até à data. E também a melhor, mostrando uma progressão fantástica por parte deste criador de histórias, que em 2020 já tinha sido o grande vencedor da competição GOTY, no que diz respeito às aventuras de texto.

Mas Davide não se limita a criar uma aventura esplendorosa. Sendo esta baseada em factos históricos, na sua página junta-lhe todas as referências necessárias para poder enquadrar o jogador. Claro que é possível chegar ao fim sem perceber o enquadramento histórico, mas a vida fica mais difícil, isso podemos assegurar. Alguns dos "truques" para solucionar os quebra-cabeças correspondem a situações reais, e se soubermos exactamente o que se passou, poderemos aplicar na aventura esses conhecimentos. Assim, aconselha-se a vir aqui consultar a página do seu autor, assim como as próprias referências específicas a esta aventura (aqui).

Em Silk Dust, novamente somos colocados na pele da destemida Emilia Vittorini. Desta vez é recriado o célebre rally Paris / Pequim que decorreu em 1907, e que tem muitas histórias curiosas associadas (andámos a investigar um pouco sobre esta prova e constitui leitura muito interessante). O jogo tem também quatro partes, em três ficheiros, e o programador conseguiu esgotar a memória de cada um delas, enchendo-a com textos magníficos que só por si dariam um livro. Tal como nas aventuras anteriores, apenas se pode passar à fase seguinte depois de completada a anterior, sendo nessa altura dada a palavra-passe que permite o acesso.


A primeira parte decorre em Varenna, à beira do lago Como. Estamos instalados em Villa Briccorosso (na vida real corresponde à Villa Monastero), um local magnífico que pode ser apreciado por quem visitar a localidade. A acção vai decorrendo entre o local onde estamos instalados e a própria comuna, correspondendo a 24 diferentes localizações. Nem todas serão fundamentais para se concluir esta primeira parte, havendo alguns "red herrings" pelo meio, mas também uma série de truques engenhosos, solucionáveis apenas com algum pensamento lateral (ou isso, ou investigar um pouco aquilo que se passou no famoso rally de 1907). 

Vamos encontrar vários personagens, uns úteis, outros nem tanto, mas é fácil perceber que a princesa Lucila Briccorosso e Albert Pinel são fortemente inspirados pelo príncipe Scipione Borghese (1871-1927) e Ettore Guizzardi (1881-1963). Nesta corrida, Emilia faz o papel de Luigi Barzini (1874-1947), um dos participantes no rally de 1907. Quanto à descrição do carro ITA 150, traz à memória o Itala, a escolha de Borghese para o rally e que provou ser o melhor de todos.

A segunda parte é passada em dois locais ao longo de 16 ecrãs, repartidos entre a fábrica da ITA em Turim e o Mosteiro de San Michele, que inspirou a magnífica obra de Umberto Eco, O Nome da Rosa (tal como Davide, somos fervorosos fãs deste ilustre escritor). A fábrica encontra-se representada com as ferramentas e equipamentos que provavelmente existiam em 1907. Surgem agora novos personagens, alguns já conhecidos de episódios anteriores e Emilia tem que ultimar todos os preparativos para a prova, tendo ainda que se encontrar com o seu grande amigo, o Padre Antonio Milieri, que lhe vai dar a força moral que necessita para enfrentar as adversidades futuras.

Esta segunda parte é um pouco mais imediata que a primeira. Quem conseguiu terminar as duas primeiras aventuras deste programador e a primeira parte deste jogo, suspeitamos que irá concluir esta sem grandes problemas.


Na terceira parte, a acção é passada a bordo de um barco, o Dynamene. Poderia ser o Barco do Amor (é uma dica), mas os planos são arruinados por uma investida de piratas, que raptam a tripulação e passageiros. Cabe a nós descobrir a forma de em primeiro lugar inutilizar o canhão do barco dos piratas, e depois libertar a tripulação. Infelizmente alguns piratas conseguem fugir com dois prisioneiros: a princesa Briccorosso e o nosso amado. 

Esta parte tem dois ou três quebra-cabeças que nos vão fazer suar até encontrarmos a solução, depois iremos ver quão óbvio era. O barco tem três andares, distribuídos por 21 locais, alguns que vão sendo encerrados ou abertos, consoante o andamento da história. Há também que estar atento a possíveis atalhos (outra dica).

Se tudo correr bem, chegamos à quarta e última parte, passada nas docas de Alexandria e na qual temos que resgatar a Princesa e Albert, e apanhar os criminosos. Esta parte é bastante pequena, com poucos locais (não vamos dizer quantos para não sermos "spoilers"). Mesmo assim, apresenta alguns desafios estimulantes. 

Se completarmos com sucesso esta parte, ficamos então a saber mais alguma informação, nomeadamente que a ferrovia Berlim - Bagdad deveria ligar esta última cidade a Istambul, tendo tido grande importância estratégica no fortalecimento da influência do Império Alemão no Médio Oriente. Alguns bancos italianos também estavam a financiar o projeto, embora em 1907 estivesse paralisado devido à instabilidade geopolítica. Ficamos então a perceber a motivação de alguns personagens desta história.

Assim, Silk Dust é uma das melhores aventura que já tivemos oportunidade de experimentar. É enorme, vão ser necessários muitos dias até ser completada, mas tremendamente absorvente. Agora só temos que convencer o programador a avançar com a quarta parte, podendo a acção passar-se no próprio rally Paris / Pequim. Entretanto podem vir aqui descarregá-la.

Nota adicional: quem quiser algumas dicas, mande-nos uma mensagem, teremos todo o gosto em enviar um mapa que poderá ajudar a completar a aventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário