segunda-feira, 21 de março de 2016

DivMMC enJOY!


Nome: DivMMC enJOY!
Conceção: Ben Versteeg (ByteDelight)
Ano de lançamento: 2013

Desde o lançamento do Spectrum, inicialmente com 16 K de memória, expandindo depois para os 48 K e mais tarde ainda para os 128 K, que o armazenamento de memória é um dos pontos mais valorizados pelos utilizadores (e não só os profissionais).

Ainda nos anos 80, o ZX Interface 1 e o Microdrive tentavam colmatar este problema permitindo armazenar em pequenas cartridges de 85 K programas e jogos, ao mesmo tempo acelerando o tempo de carregamento (um programa normal de 48 K carregava em apenas 9 segundos com este sistema). No entanto era pouco fiável e gerava muitas incompatibilidades entre os dois componentes. Entretanto  o sistema foi-se aprimorando, permitindo os sistemas actuais utilizarem os vulgares cartões SD e automaticamente carregando os programas.

O DivMMC enJOY! é assim o sucessor do popular DivIDE, actualmente o sistema de armazenagem para o ZX Spectrum mais utilizado.


O interface, além de permitir a leitura dos cartões SD, o que, possui ainda uma slot para joystick (Kempston). Funciona também com o sistema operativo ESXDOS, lendo ficheiros TAP, SNA e Z80. Quer isso dizer que se tiverem ficheiros de outro tipo, com um vulgar emulador poderão facilmente converter nos ficheiros lidos por este interface. Além disso incluí um cartão de 4 GB, mais do que suficiente para guardar e carregar instantaneamente os mais de 14.000 jogos que existem para o Spectrum.

É compatível com todos os modelos de ZX Spectrum, incluindo os "nossos" Timex (2048 e 2068). Pode ser adquirido aqui com e sem caixa (impressa em 3D). A diferença entre ambas as versões é de actualmente 15 libras, mas parece-nos que compensa a versão com caixa, não só porque esteticamente o interface é bastante mais agradável, mas também por uma questão de limpeza e proteção.

Funcionalidade: 5
Facilidade de uso: 5
Apresentação: 5 (versão black edition), 4 (versão normal)
Pontuação global: 5 

Sem comentários:

Enviar um comentário