terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Criador do ZX-Modules retira-se da cena.

De forma inesperada, Claus Jahn, o criador do ZX-Modules, anunciou o fim do suporte do seu software, bem como o encerramento da página oficial e do respectivo grupo de Facebook, dentro das próximas duas semanas. O ZX-Modules é um (aclamado) conjunto de ferramentas e utilitários para o Windows com vista a gerir e editar todo o tipo de ficheiros relacionados com o ZX Spectrum.

O Planeta Sinclair lamenta a saída (aparentemente) definitiva de um membro activo da comunidade, bem como o término de suporte ao ZX-Modules cujos utilitários têm sido de extrema utilidade para muitos membros da comunidade. 


Podemos revelar que a versão ZX Spectrum do logótipo do Planeta Sinclair foi trabalhada no ZX-Paintbrush, uma ferramenta de edição gráfica  que arriscamos afirmar como sendo a mais completa das ferramentas que trabalham com o formato ".SCR".

Utilitários como o ZX-Blockeditor, o ZX-Preview, o ZX-Assembler entre outras funcionalidades, tornam este ZX-Modules indispensável para muitos membros da comunidade.

Embora estejamos certos que a saída de um autor de ferramentas terá impacto na comunidade, desejamos muito sucesso e felicidades a Claus Jahn, e enquanto este não encerra a sua presença virtual, aconselhamos os leitores a descarregarem os excelentes utilitários da página oficial do ZX-Modules, ou através de Planeta Sinclair, podendo aqui ser obtido.

Sem comentários:

Enviar um comentário