sábado, 16 de dezembro de 2017

Grumpy Santa


Nome: Grumpy Santa
Editora: NA
Autor: Paul Jenkinson
Ano de lançamento: 2017
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

Paul Jenkinson é um verdadeiro fenómeno. O mais recente desafio deste programador, blogger, vlogger, entre outras características, foi o de criar um jogo em apenas dois dias. Consegui-o em três e o resultado, tendo em conta o tempo despendido, é espantoso.

E como estamos na época Natalícia, nada melhor que ter como personagem o Pai Natal (Santa Claus). Assim, este quer despachar a entrega de presentes o mais rápido possível, para que se possa embebedar. Mas a sua esposa não é lá muito adepta dessa ideia (as bebedeiras ou ressacas do pai Natal devem ser terríveis), e obriga-o a recuperar os presentes roubados por uns bonecos de neve muito malvados e desagradáveis.

Isso faz com que o Pai Natal fique resmungão (daí o título do jogo), pois em vez de se dedicar a uma presenteira bebedeira, tem que andar a recuperar presentes. É ingrato, mas alguém tem que o fazer. Ou seja, nós...


Assim, o que temos aqui é um vulgaríssimo jogo de plataformas, com cerca de duas dezenas de ecrãs, em que cada um deles tem quatro prendas para serem recolhidas. Mas temos muitos obstáculos a evitar, desde os malvados bonecos de neve, bolas de neve que caem do céu, pássaros, entre outros inimigos.

Mas o que torna Grumpy Santa tão especial é a imensa jogabilidade que aqui encontramos, além de cenários muito adequados à época e que nos trazem um sorriso aos lábios. Faz lembrar um pouco, quer em termos de mecânica de jogo, quer em termos de conceito, Moley Christmas, a prenda de Natal que a Your Sinclair nos deu há trinta anos atrás.


E Grumpy Santa é mesmo um verdadeiro presente oferecido por Paul Jenkinson, a assumir que todos nos portámos bem durante o ano, já que o jogo é gratuito (como é habitual neste autor), podendo vir aqui ser descarregado.

Se todas as prendas de Natal fossem tão boas como esta estávamos nós bem (esqueçam lá as peúgas e os boxers)...

2 comentários:

  1. Já comecei a jogar... Acho estes jogos Natalicios fantásticos! Aliás o Natal para mim (e penso que para os restantes "Spectrum Mates") esteve muito associado à jogatina até às tantas!!!!! Tenho muitas lembranças disso... O Moleychristmas foi fantastico em 87!
    Como dizes é realmente um presente de Natal este jogo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste Marco. Um jogo muito simples, mas que nos agarra de imediato... :)

    Vê aqueles que saram no magazine digital Woot. O "Santos" parece ta,bém muito simples e cativante... ;)

    Hoje vou-me entreter com o novo Egghead. Review para fazer em breve...

    ResponderEliminar