sexta-feira, 13 de julho de 2018

Spych


Nome: Spych
Editora: NA
Autor: Dmitry Krapivin
Género: Puzzle
Ano de lançamento: 2018
Teclas: Não redefiníveis
Joystick:  Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

O blogue Pixel Perfeito e o fórum russo ZX-PK.ru são uma fonte inesgotável de informação. Tanto que até já nos registámos nesse fórum, onde muito regularmente vão aparecendo novos jogos vindos do Leste, que vem mostrando um grande dinamismo. O mais recente a aparecer é Spych, um quebra-cabeças (mais um) baseado no Sokoban.

O seu autor, Dmitry Krapivin, já está habituado a criar puzzles, sendo este o seu novo título. E apesar de ser mudo (som não existe), e os gráficos serem bastante arcaicos (muito longe dos apresentados em SokoBAArn, por exemplo), não deixa de apresentar os seus motivos de interesse. Afinal de contas, o que mais é valorizado neste tipo de jogos é o puzzle em sio, e neste aspecto Spych está muito bem cotado.


Em Spych podem então contar com trinta níveis para exercitar as vossas células cinzentas. O grau de dificuldade vai naturalmente aumentando, e se nos primeiros níveis é relativamente fácil desmontar o quebra-cabeças e descobrir quais as caixas que devem ser movimentadas para abrir as passagens necessárias, apanhar as chaves e os tesouros de cor roxa (não podem passar de nível sem apanhar todos), e destruir as bombas que impedem alguns pontos de passagem, mais para a frente terão desafios bem mais difíceis. A partir do nível vinte e seis podem mesmo contar com espelhos sobre os quais se empurram as caixas.

Podem utilizar as teclas "QAOP" para movimentar o personagem, e o "R" para reiniciar o nível (irão fazê-lo muitas vezes). Cada nível tem também um nome, que vos permite recomeçar o jogo sem terem que voltar a passar por todos os níveis que já completaram.

Não sendo uma obra-prima, Stych é suficientemente interessante para agradar a todos aqueles que gostam de um bom quebra-cabeças. É gratuito e pode aqui ser descarregado.

Sem comentários:

Enviar um comentário