sexta-feira, 20 de julho de 2018

Prospector


Nome: Prospector
Editora: AMCgames
Autor: Aleisha Cuff
Género: Plataformas
Ano de lançamento: 2018
Teclas: Não redefiníveis
Joystick:  Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

E Aleisha Cuff volta à carga. Não com Star Corps: Tales of the Kuiper Patrol, projecto que esperamos que não tenha sido abandonado, até porque a demo que experimentámos parecia bastante prometedora, mas um platformer em tons fantasmagóricos.

Mas o melhor é ver o que nos diz um jornal de garimpeiros, encontrado por esquiadores em 1970, congelado no gelo do norte da Colúmbia Britânica, Canadá.

O povo da cidade advertiu-nos da velha mina abandonada. "Está amaldiçoada!", disseram-nos, enquanto se benziam. Mas nós éramos muito gananciosos e tolos demais para os ouvir...

Os meus homens foram à frente para fazer um exame preliminar da mina, tendo eu ficado no acampamento base para preparar os suprimentos para a exploração. Quando eles não voltaram à hora marcada, não me preocupei muito. Eles perdiam muitas vezes a noção do tempo. Mas quando o sol se pôs e a lua se elevou no céu nocturno e frio, comecei a ficar preocupado.

Observando a noite na segurança da cabana, ouvi um som arrepiante ao longe. Parecia um animal grande, mas de alguma forma diferente. Quando rugiu eu ouvi... gritos? Tentei dizer a mim próprio que poderia ter sido o vento. Mas ouvir o som causou-me um arrepio na espinha, e eu sabia que tinha algo a ver com o desaparecimento dos meus homens.

Peguei então na pistola e na corda, e benzi-me antes de partir para a noite...

P. 23 de Janeiro de 1912

Com este original preâmbulo é dado o mote para mais uma aventura de plataformas criadas através do Arcade Games Designer. São trinta ecrãs de plataformas, algumas delas diabolicamente difíceis, outras a exigirem muita, muita atenção para descobrir-se a solução desse cenário em particular. É que não nos é apenas exigido tempo e precisão de saltos perfeitos, também teremos que delinear muito bem o caminho que vamos fazer, pois as vidas são muito poucas para a enorme tarefa que temos em mãos (bem, não é assim tão grande, pois são "apenas" trinta ecrãs e existem vidas extra à nossa disposição).


Em cada um dos cenários vamos encontrar diferentes tipos de inimigos. Alguns disparam contra nós, outros roubam-nos imediatamente uma vida, e outros perseguem-nos, como é o caso dos morcegos. Para ajudar na nossa tarefa, temos então a tal pistola que P. refere na sua carta. mas esta tem apenas seis tiros disponíveis, podendo ser recarregada em alguns dos ecrãs (no símbolo da pistola).

O problema principal é que apenas os morcegos requerem um tiro para ser eliminados. Os restantes inimigos requerem pelo menos quatro tiros, e tendo a nossa arma seis, é fácil de fazer as contas. convém assim dosear muito bem a vontade de carregar no gatilho, pois poderá vir a fazer-nos falta mais à frente. No último ecrã teremos que lidar com um monstro, devidamente guardado pela sua tropa fantasmagórica e que necessita de mais do que a dose normal de chumbo para ser eliminado.


Ao nível da jogabilidade, Prospector encontra-se bem conseguido, com uma movimentação fluída da personagem e o doseamento certo do nível de dificuldade, sendo difícil, mas não o suficiente para desmotivar a continuar. E mesmo os puzzles que vamos encontrar pelo caminho, com uma observação atenta conseguimos deslindá-los.

Os gráficos fazem-nos também lembrar alguns dos jogos do Jaime Grilo, havendo aqui espaço para progressão por parte da Aleisha, que poderá seguir um caminho evolutivo semelhante ao programador nacional, em cada novo jogo trazendo elementos inovadores e ideias melhor trabalhadas.

Prospector é então um jogo que nos vai permitir passar uns bons momentos, podendo aqui ser descarregado gratuitamente, e tendo até alguns mimos de bónus, cortesia da programadora.

1 comentário:

  1. Gran página para estar al día de las novedades del eterno ZX Spectrum. Obrigado por seu trabalho!

    ResponderEliminar