sábado, 11 de novembro de 2023

Segredos dos Jogos para PC & Consolas


Uma das coisas boas dos eventos do Museu LOAD ZX é que temos a oportunidade de encontramo-nos pessoalmente com algumas pessoas que apenas conhecemos virtualmente. Foi o que aconteceu no Bibliogamers, em Marvila, no qual tivemos oportunidade de conhecer o Pedro Amaral, um dos responsáveis pela rubrica de Videojogos do Correio da Manhã, cujo suplemento temos vindo a colocar religiosamente todos os Domingos, e também responsável pela organização do Campeonato Nacional de Videojogos d'A Capital (além de também fazer parte do suplemento semanal desse jornal)

Fomos pondo a conversa em dia, o Pedro teve oportunidade de ficar com uma cópia do livro Os Programadores Portugueses, e, para minha surpresa, diz-me que também escreveu um livro sobre computadores, incluindo uma parte sobre o ZX81 e o ZX Spectrum, em 1998 (muitos anos antes dos livros do Ivan Barroso e Nelson Zagalo). Confesso que nunca tinha ouvido falar no livro, mas o Pedro gentilmente enviou-me a última cópia que tinha e tive assim oportunidade de fazer mais uma viagem ao passado.

Tenho também vindo a ler o suplemento do CM (o período no qual o Pedro colaborava na revista ainda não foi divulgado em Planeta Sinclair), assim como A Capital, pelo que tinha uma ideia daquilo que poderia encontrar no livro. E realmente não desiludiu, pois Segredos dos Jogos para PC & Consolas é uma verdadeira enciclopédia sobre os principais computadores e as principais consolas que surgiram até 1997, assim como fornece um manancial imenso de dicas para quem quer fazer um brilharete nos jogos para PC. É preciso notar que a internet em 1998 não estava tão massificada como agora e nem sempre era fácil encontrar ajudas e cheats para os nossos jogos preferidos.

O livro encontra-se dividido em três partes. Na primeira, é traçada a história dos videojogos, mas também dos computadores e das consolas, começando precisamente com a Pong. A parte da Sinclair tem naturalmente grande destaque, falando da vida de Sir Clive, passando depois para os computadores mais emblemáticos, não esquecendo de fazer uma pequena resenha dos jogos mais conhecidos, inclusive fornecendo uma tabela com a classificação que o Pedro dá a esses jogos, em termos de qualidade / entretenimento.

A segunda parte é inteiramente dedicada aos jogos para PC. Além de falar um pouco de cada jogo, incluindo mais uma vez a classificação pessoal do autor, são fornecidas dezenas de dicas e ajudas para se poder avançar mais facilmente nos jogos. No fundo, um pouco daquilo que o Pedro já fazia na revista do Correio da Manhã.

Por fim, tem um capítulo dedicado a algumas curiosidades relacionadas com os videojogos, incluindo uma apresentação de alguns dos mais conhecidos programadores, dando informação actualizada à altura em que o livro foi escrito, não faltando sequer o contacto via web das principais editoras de software.

O livro é assim uma excelente adição à lista de qualquer pessoa interessada na temática dos computadores e dos jogos. Certamente que o teria comprado na altura, se tivesse tido conhecimento do mesmo. Neste momento o livro encontra-se descontinuado, pelo que para conseguirem obter o mesmo, apenas nos canais alternativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário