Durante o ano de 1986, enquanto Artur Marques frequentava a Escola Secundária n.º 1 de Abrantes, dedicou parte do seu tempo à criação de pequenos programas para o ZX Spectrum. Desde trabalhos escolares, como A Fome, até uma apresentação com pouco menos de três minutos, na qual convida os eleitores a votarem numa determinada lista para a Associação de estudantes (Lista B), foi o suficiente para ganhar alguma experiência em Basic e também em ASM. Os seus programas, apesar de terem uma base bastante simples, incorporavam já algumas rotinas em código-máquina.
Não é assim de estranhar que tenha desenvolvido, sensivelmente pela mesma altura, Alfa 1, um jogo um pouco mais elaborado, constituído por um conjunto de pequenos desafios, independentes entre si. Certamente que não tinha qualidade suficiente para ser comercializado no estrangeiro, mas, para um adolescente a dar os primeiros passos na programação, terá sido um feito enorme.
Mas foi com Dracula’s Castle, uma aventura de texto em quatro partes de 1986, que Artur Marques conseguiu demonstrar todo o seu potencial, num jogo que infelizmente passou totalmente despercebido na comunidade. Nesta aventura, o nosso personagem tem que explorar uma floresta, uma gruta ("GRUTA NEGRA") e uma pirâmide ("LA PIRAMIDE"), antes de poder alcançar o castelo. Para se poder aceder às partes dois e três, é necessário ter concluído as partes anteriores, pois só nessa altura é fornecida a palavra-passe de acesso. A novidade em relação a outras aventuras do género é que utiliza várias teclas de atalho, dispostas no lado esquerdo do ecrã, facilitando a vida ao jogador.
Não se conhecem mais trabalhos de Artur Marques para o ZX Spectrum, não querendo dizer que não existam ainda jogos que permaneçam escondidos da comunidade.
Quanto à sua recuperação, desta vez foi o Filipe Veiga o responsável, pois encontrou os ficheiros num antigo backup, tendo posteriormente convertido para .z80's, permitindo a sua leitura nos emuladores mais usuais. Em falta estão os .tzx's originais.
Poderão aqui vir descarregar as quatro partes.
Sem comentários:
Enviar um comentário