Nome: Upgrade Snake
Editora: Zarsoft
Autor: Zé Oliveira
Ano de lançamento: 2025
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui
No século XX foram publicados muitos livros do ensino da programação que começavam por apresentar várias linhas de programa e, no fim, juntavam todas as linhas num programa completo. Assim, degrau a degrau ia-se construindo o programa e tínhamos a percepção daquilo que cada linha de código fazia. Muitos programadores começaram assim...
Por outro lado, pensava-se que já não se podia fazer mais nada de diferente num jogo tão simples como o Snake, não é? Nada mais errado. E o Zé Oliveira prova isso mesmo com Upgrade Snake.
Este jogo tem duas partes. Na primeira delas vamos reforçando as nossas capacidades, ao mesmo tempo melhorando o próprio interface gráfico e sonoro. Como o fazer? Não vamos aqui dizer, isso será algo que terão que descobrir por vós. Mas desde já devemos alertar que é fundamental lerem as instruções que aparecem no início. São curtas, mas dar-vos-á as luzes necessárias para poderem avançar.
Falámos em reforçar as nossas capacidades, e percebem assim o título do jogo (Upgrade Snake). É que à medida que vamos passando de nível, temos a possibilidade de escolher um dos 14 upgrades possíveis. É necessário algum cuidado na escolha, não vão seleccionar alguma opção que vos deixe encravados. A ideia é escolher em primeiro lugar aquelas opções que facilitam a movimentação da cobra. Olhando para a lista acima, é mais ou menos óbvio.
Podem também ver que existem três opções possíveis (existe ainda uma quarta, quando se passa de nível e podemos então escolher o upgrade pretendido).
A primeira opção, "list", faz isso mesmo: lista o código BASIC do programa. Ao princípio, os upgrades que ainda não foram seleccionados, não aparecem na listagem. Mas à medida que vão sendo escolhidos, vão sendo adicionadas as respectivas linhas de código à listagem. Extremamente original e altamente pedagógico, permitindo o pretendente a programador ter a percepção do que cada comando faz.
A segunda opção permite visualizar os upgrades possíveis de serem seleccionados, enquanto que a terceira opção (número 4 no menu), "Run", faz aquilo que se espera dela, ou seja, inicia o jogo.
Os primeiros níveis mostram o jogo na sua forma mais simples, sem UDGs, côr, som, ou qualquer tipo de beneficiamento. Mas à medida que vamos avançando, o ecrã vai-se tornando mais atractivo, vamos permitindo tornar mais ágil a nossa cobra, mas também o grau de dificuldade vai aumentando. Não muito, esta primeira parte do jogo tem um ojectivo pedagógico e não o de bater recordes.
Depois de terminarmos os 15 níveis, podemos então passar para o jogo propriamente dito (segunda parte do programa). Temos então um clone de Snake bastante interessante, e ai sim, podemos dedicarmo-nos a bater o recorde de pontos. Aliás, temos mesmo a informação do tamanho da cobra, do tamanho máximo conseguido e do número de tentativas efectuadas. Perfeito para qualquer competição.
E por falar em competição, este é um jogo que entra no Concurso BASIC 2025, de Radastan, na categoria BASIC puro. E nem que seja pela sua originalidade, merece figurar entre os melhores da competição.
Sem comentários:
Enviar um comentário