Nome: Roshi Milk Course
Editora: Splatter Soft
Autor: Xeif, Juntelart, Green Web Sevilla
Ano de lançamento: 2025
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1
Memória: 128K
Link para descarga: Aqui
Splatter Soft é um novo colectivo, composto por três ilustres programadores do mundo do ZX Spectrum, Xeif, Juntelart e Green Web Sevilla. E iniciam as suas actividades da melhor forma, com um belíssimo jogo de plataformas, Roshi Milk Course, contemplando personagens bem conhecidas da série Dragon Ball. Vamos confessar, nunca vimos Dragon Ball, mas reconhecemos a sua importância, até porque existem vários jogos a pegarem nos personagens Krilin, Goku e Roshi.
Estes nossos amigos também não se esqueceram dos jogadores de língua Portuguesa. Sabemos que somos poucos, mas fazemos muito barulho, pelo que os programadores, volta e meia, dão-nos estes pequenos mimos. Ora atentem no ecrã abaixo...
Como podem ver no cartoon, o objectivo deste jogo é assumir o papel dos personagens Krilin e Goku e, cada um deles, passar por 15 duras provas. Estas implicam recolher garrafas de leite dos cantos mais obscuros, ao mesmo tempo evitando os muitos inimigos plantados por Roshi para evitar que os dois candidatos a Mestre cumpram com a missão. Porquê garrafas de leite, não nos perguntem, mas talvez tenha algo a ver com a própria série.
Comecemos pelo lado A, que tem Krilin como personagem (já lá iremos a Goku). Surge-nos então um cenário composto por uma série de plataformas, alguns inimigos que vão-se deslocando em padrões mais ou menos regulares, e obstáculos, como oceanos de ácido verde, que temos que evitar a todo o custo (algumas plataformas móveis ajudam a ultrapassarmos estas zonas venenosas), bem como terrenos (e tectos) onde aparecem picos, com o efeito que se calcula no nosso personagem.
Se os primeiros níveis são relativamente fáceis, os últimos níveis são diabolicamente difíceis, com plataformas que se desintegram assim que lhes tocamos, ou o próprio Mestre, que no último nível dispara bolas de fogo contra nós, enquanto tentamos terminar o nível em menos de dois minutos. Sim, como se não fosse já tudo contra nós, ainda temos um tempo limite curto para terminar cada um dos 15 níveis, e se nos primeiros o tempo é mais que suficiente para recolher todas as garrafas de leite e entregá-las a Roshi, no último, cada segundo conta e não se pode perder tempo a pensar no melhor trajecto a seguir.
Terminado os 15 níveis do lado A, recebemos um código com seis letras que nos permite avançar para o lado B. Este tem Goku como personagem. Os níveis são exactamente iguais em termos de cenários ao lado A, mas a tarefa é agora substancialmente mais difícil. Por um lado, os inimigos deslocam-se mais rápido, obrigando-nos a uma muito maior precisão no tempo e local de salto. Por outro, o tempo para se completar cada nível é mais reduzido. Valha-nos os beta testers que conseguiram convencer os autores do jogo a manterem as sementes mágicas, pequena ajuda mas que pode fazer a diferença entre chegarmos ao fim, ou morremos na praia. Mas também já sabemos que os Espanhóis gostam de jogos ultra difíceis...
A jogabilidade de Roshi Milk Course é fabulosa, fazendo-nos lembrar, no bom sentido, claro, alguns dos melhores jogos de arcade de Pat Morita. O motor utilizado foi o ZX Game Maker, que cada vez mais se mostra uma ferramenta poderosa e multifacetada, permitindo desenvolver trabalhos dos mais variados géneros. Não é tanto o caso deste jogo, que até é um platformer bastante estandardizado, mas está de tal forma bem implementado e com uma fluidez e graciosidade de movimentos, que desde logo nos cativa. Quanto aos gráficos, as imagens falam por si...
Sabemos bem que a oferta ultimamente tem sido enorme, mas este trabalho é especial. Convidamo-vos assim a virem aqui descarregá-lo e dar uma pequena contribuição a esta nova equipa de programadores, recompensando-a por este belíssimo trabalho. Além disso, podem também aqui ver o directo de Javi Ortiz a apresentar o jogo. Infelizmente não poderemos ver em directo, pois estamos no aniversário do Museu LOAD ZX, mas iremos ver durante a semana.

.jpg)


Gracias por la review y por toda la ayuda André! Siempre aportando al sepectrum.
ResponderEliminarFoi um prazer , abraço :)
Eliminar