quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Elementos do júri do GOTY 2025

Hoje é dia de apresentarmos os veneráveis elementos do júri do GOTY 2025 de Planeta Sinclair. São todos praticamente conhecidos da comunidade e com competência e prestígio reconhecido para a tarefa a que se propõem. Desta forma, garantimos a idoneidade da votação, que será bastante abrangente, e a garantia que os melhores jogos estão presentes na gala.    

Vamos então às apresentações:

Dave Hughes (Spectrum Computing): a Spectrum Computing é actualmente a maior (e mais amigável) página dedicada ao Spectrum. Os seus administradores são elementos de referência na comunidade e que percebem como ninguém de tudo o que esteja relacionado com o nosso computador de eleição. Além disso, o Dave é um programador de excelência e amigo pessoal, cujos jogos nos tem permitido passar para a nossa língua, disponibilizando-os depois pela comunidade. É também o criador do excelente magazine Woot!


Peter Jones (Spectrum Computing): elemento bem conhecido da melhor página dedicada ao Spectrum, a Spectrum Computing, com Dave, Einar, Pavero e muitos outros, contribuindo para o seu sucesso. Foi um dos fundadores da página em 2016 e adicionou os fóruns em 2017. Começou a sua jornada Sinclair em 1981, com um ZX81 (que ele e seu pai construíram a partir do kit), depois mudou-se para o ZX Spectrum, quando este foi lançado em 1982.


Retro Robbins (Canal YouTube): é uma das mais simpáticas e peculiares figuras do ZX Spectrum. Está sempre em cima do acontecimento, jogando tudo o que de novo aparece na cena, e possui um canal de YouTube que não dispensamos de ver, o Retro Robbins Show. Além disso, tal como outros dois eminentes jurados, também tem um jogo com o seu nome. 


Mikhail Sudakov (Идеальный пиксель): vindo também do Leste, fundador da página Pixel Perfect (tradução livre para inglês), júri, tal como nós, da competição Yandex, produtor de Castlevania: Spectral Interlude, sendo responsável por termos traduzido este jogo para a nossa língua, é um jornalista com grande experiência em tudo o que esteja relacionado com os 8 bits. Além disso, conhece como ninguém os jogos que chegam do imenso mercado Russo.


Javi Ortiz (El Spectrumero Javi Ortiz): e não podíamos deixar de fora este nosso amigo, não é? Não dispensamos regularmente de ver os vídeos de altíssima qualidade de Javi, sempre trazendo as novidades que chegam da imensa comunidade de língua Castelhana. Comunicador por excelência, que inclusive já nos convidou para o seu programa e faz sempre questão de apoiar Planeta Sinclair, é mais um valioso contributor na escolha do melhor jogo.


Juanjo Muñoz (CAAD): é um dos fundadores das Aventuras AD, a única companhia profissional Espanhola dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de aventuras de texto, tendo até escrito um livro sobre esta temática. Foi também o fundador da CAAD em 1988, o mais antigo clube para fãs das aventura de texto, com o seu próprio magazine, agora em formato trimestral, cujo conteúdos são mostrados nas páginas da CAAD. Um verdadeiro aventureiro!


Alessandro Grussu (comunidade Italiana): Nascido em Messina, Itália, em 1973, e utilizador do Spectrum desde 1984, Alessandro é o autor da Spectrumpedia, a obra mais extensa e detalhada alguma vez escrita sobre o computador mais famoso e difundido da Sinclair. A segunda edição foi publicada no 40º aniversário do lançamento do Spectrum em italiano, inglês e espanhol. Alessandro também criou jogos para o Spectrum, abrangendo vários géneros. Alguns deles, Doom Pit, a sequela oficial de Death Pit de Clive Townsend, Sophia e Sophia II, foram lançados em cassete, através da Zankle Soft, que tem o nome antigo e as cores heráldicas da sua cidade natal. Entre outros projectos, cria ficheiros TAP de jogos clássicos para utilização com as interfaces DivIDE e DivMMC, gere uma lista de jogos readaptados para correrem correctamente no +3/+2A e o desenvolveu um esquema de carregamento rápido de fita, o SetoLOAD.


Rodolfo Guerra (comunidade Uruguaia): Inspirado pelo seu primeiro computador, o TK90X (um clone do ZX Spectrum), Rodolfo Guerra sempre esteve envolvido na computação. Com experiência no ensino, programação e manutenção de computadores, esforçou-se por tornar a informação facilmente acessível a todos. Talvez a sua obra mais interessante seja o livro "Generation TK90X", que apresenta 40 anos de investigação e testemunhos de pessoas importantes ligadas a este computador.






Robson Rangel (comunidade Brasileira): amigo brasileiro, que faz questão de experimentar todos os novos jogos que vão saindo, sempre apoiando as nossas iniciativas. Além disso, no seu currículo tem o galardão de ter sido o primeiro jogador a terminar Varina. Só por isso já merece ser um dos membros deste estimado júri. 


Catarina Costa (comunidade Portuguesa): estudante de engenharia informática e autodidata. Aprendeu a programar BASIC num ZX Spectrum 48K de um amigo, onde tudo começou. Recebeu um no Natal e conseguiu  continuar a programar e a jogar. Ajudou no restauro de outro computador e traduzia a aventura Tempestade em 2023.


Sofia "Soficious" (comunidade Portuguesa): criadora de conteúdo em várias plataformas, focada na acessibilidade em videojogos, amante de RPGs e que divide o seu tempo entre o seu trabalho em engenharia de software e jogar os novos indies. O seu primeiro videojogo foi Pong no ZX Spectrum dos irmãos e, desde então, tem jogado de tudo um pouco, embora continue a dizer que Dragon Age: Origins é um dos melhores RPGs de sempre e o seu primeiro amor será sempre Final Fantasy VIII.


Luís Rato 
(comunidade Portuguesa): cresceu na época de ouro do ZX Spectrum com o seu 48K teclas de borracha, sendo as Aventuras e Aventuras de Texto os seus géneros favoritos. Por influencia do Spectrum tem uma carreira de 27 anos nas TIC, Desempenhando o cargo de Responsável de Vendas multi-região em cibersegurança numa das empresas Big Tech. No início dos anos 2000 iniciou uma jornada pelo colecionismo de software ZX Spectrum, contabilizando atualmente mais de 10.000 títulos originais. Devido à sua paixão, assume um papel ativo e participativo nas comunidades nacionais e internacionais, colaborando em eventos e iniciativas do Museu Load ZX Spectrum e com a equipa do Planeta Sinclair e Spectrum Computing com o pseudónimo TugaofSpectrum, na preservação digital de software.


Miguel Cruz (comunidade Portuguesa): proeminente personagem do panorama dos videojogos em Portugal, tem no seu currículo a organização de eventos do gabarito do LGW, escrevendo também para várias páginas dedicadas à temática dos jogos, casos da Rubber Chicken e Gold Coin. Além disso experimenta todas as novidades que saem para o Spectrum, conhecendo-as como a palma da sua mão.





Mário ViegasPedro PimentaFilipe Veiga e André Leão (Planeta Sinclair): e claro, não podiam faltar os elementos de Planeta Sinclair, revista Espectro e da Espectroteam. O Mário Viegas, além de fazer parte do júri, ainda é o ideólogo deste evento.

Não podemos também deixar de agradecer ao João Diogo Ramos, amigo pessoal, curador do Museu LOAD ZX, e que desde o início apoiou a nossa ideia, prontificando-se, com grande esforço pessoal a "alojar" o evento, que vai assim ser presencial, mas também transmitido em directo, via canal do museu, no próximo dia 21 de Fevereiro de 2026 pelas 15 horas, assim como ao Diogo Reis, responsável pelo apoio logístico e conteúdos para a gala. Por último, agradecimento aos restantes elementos que nos têm ajudado (e vão ajudar) na montagem do evento que vai decorrer no museu. Vocês sabem quem são...

Fiquem também atentos, pois em breve iremos anunciar quais os jogos candidatos ao GOTY. Foram os mais votados pelos elementos do júri, duma lista inicial bastante grande de 130 títulos.

Sem comentários:

Enviar um comentário