segunda-feira, 8 de maio de 2017

Jubbles


Nome: Jubbles
Editora: NA
Autor: Jonathan Cauldwell
Ano de lançamento: 2017
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

Jonathan Cauldwell é nome por demais conhecido da cena Spectrum. Apesar de ter começado a programar apenas em finais dos anos 80, ainda conseguiu lançar alguns jogos através das revistas da época (Your Sinclair, Sinclair User e Crash), não tendo parado desde ai e lançando pérolas como a saga Egghead ou Encyclopaedia Galactica. Além disso é o célebre autor dos Shoot-Em-Up-Designer, Platform Game Designer e Arcade Game Designer, este último que tantos e tão bons jogos tem permitido criar ultimamente.

E a provar que os jogos mais simples nem por isso são piores, apareceu por estes dias Jubbles. E o conceito é tão simples que até admira como ninguém pensou nisto antes. A nossa tarefa consiste apenas em ligar ou desligar seis ventoinhas que permitem movimentar as bolhas que vão surgindo do lado esquerdo do ecrã, tentando atingir as bandeiras amarelas. No entanto, pelo meio vão aparecendo obstáculos, alguns imóveis, outros nem por isso, que dificultam a nossa tarefa. Quando a barra de energia se esgota, o jogo termina e cuidado, pois apenas temos uma vida.


No final de cada cinco níveis temos direito a uma rodada de bónus. Assim, durante alguns segundos temos que acertar nas bolhas que vão subindo no ecrã, permitindo aumentar a nossa pontuação. Findo o tempo dado, seguem-se mais cinco níveis como os anteriores, mas agora com dificuldade acrescida, traduzindo-se em mais obstáculos à frente das bandeiras.


Os gráficos são também do mais básico que existe, no entanto o som é uma boa surpresa, com uma melodia muito bem concebida ao longo de todo o jogo. Depois, este está tão bem implementado que dá sempre vontade de a ele voltar para tentar progredir mais um pouco.

Quem estiver interessado poderá vir aqui descarrega-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário