domingo, 29 de setembro de 2019

Rescaldo Workshop ZX Spectrum


E decorreu hoje mais um encontro / workshop no Museu da Pedra, em Cantanhede. Se existir ainda alguém que desconheça a existência deste museu dedicado ao Spectrum, poderá ver aqui do que se trata.

Entretanto, e porque já é tarde, vamos dar apenas uma pequena nota sobre este novo encontro. Da parte da manhã esteve presente o Pedro Pimenta, que entrevistou o Paulo Carrasco, responsável por alguns dos melhores jogos portugueses a aparecer para o Spectrum. Apesar de estar tudo documentado em vídeo, posteriormente o Pedro irá dar as suas impressões sobre o evento.



Da parte da tarde estive eu presente, e daquilo que vi, apenas posso dizer que foram cinco horas esplêndidas e muito produtivas. As honras da festa pertenceram todas à Paula Silva, do Consultório da Paula. Começou com uma palestra sobre reparações, circuitos integrados, e muitas questões técnicas, com uma grande participação da audiência, entendida na matéria. E fê-lo de modo brilhante, tanto que até um leigo na matéria como eu, e que ainda poo cima estava a trabalhar na preservação de cassetes ao mesmo tempo, conseguiu entender conceitos tão complexos. Está também tudo documentado em vídeo e irá aparecer online mais tarde ou mais cedo.

Ao mesmo tempo que a Paula ia fazendo a sua apresentação, aproveitei para ir vendo uma cassete que o Paulo Carrasco nos deixou para apresentação. Metade do trabalho já está feito e o mínimo que posso dizer é que iremos ter "bomba". Ora vejam só a capa da cassete na foto abaixo (podem alargar as fotografias)...


Depois de um pequeno intervalo, no qual os visitantes puderam ver ao vivo e a cores, e andar no C5 do curador da exposição, o nosso amigo João Diogo Ramos, os trabalhos foram retomados.


A segunda parte da apresentação da Paula foi prática. Durante quase três horas fomos vendo a habilidade da Paula nas reparações, e é de facto impressionante. Quase que apostamos que conseguiria extrair e soldar uma memória de um computador de olhos fechados. Claro que aproveitei para "abusar" acabei por trazer o meu computador de infância, um TC 2048, como novo, depois de passar pelas mãos da Mestre.

Esta aparte prática foi também toda gravada em vídeo, pelo que em breve poderão ver na íntegra este encontro.

3 comentários:

  1. Vocês estragam-me com mimos... ;-)

    Aproveito para agradecer todo o apoio e ajuda que tive neste Domingo, assim como a participação extremamente positiva por parte da audiência. Desta vez não é "Parabéns à cozinheira", mas sim "Parabéns aos comensais"!

    Até uma próxima! :-)

    -=Paula Silva=-

    ResponderEliminar